quarta-feira, 29 de julho de 2015

Gabinete de Gestão Integrada Municipal é reativado

Prefeito Carlos Eduardo presidiu a reunião
O Gabinete de Gestão Integrada do Município de Natal (GGI-M) foi reativado na manhã desta quarta-feira (29) no Palácio Felipe Camarão. O GGIM é um organismo ligado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) que tem o objetivo de integrar as instituições ligadas a área de segurança em todas as esferas de governo nas questões envolvendo a capital potiguar. A primeira reunião do grupo de trabalho aconteceu na sequência da solenidade e foi presidida pelo prefeito Carlos Eduardo.

Compõe o Gabinete de Gestão Integrada do Município o prefeito de Natal (presidente) e representantes das secretarias municipais de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Obras e Infraestrutura, Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Assistência Social, Meio Ambiente e Urbanismo e Políticas para as Mulheres. No âmbito estadual as policias Civil e Militar, secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros. Na esfera Federal as instituições convidadas foram Receita Federal, Policia Federal e Policia Rodoviária Federal. O poder judiciário também está presente com membros da Justiça Estadual e Ministério Público do Rio Grande do Norte. Esse grupo de trabalho se reunirá mensalmente para deliberar sobre as ações propostas e a efetivação das decisões tomadas.

Já nessa primeira reunião dos membros do GGI-M foi aprovada a criação das Câmaras Técnicas de Prevenção e a de Videomonitoramento para auxiliar na prevenção e no combate as ações criminosas em Natal. Os vários órgãos da administração municipal possuem 154 câmeras de monitoramento em operação e a ideia principal é integrá-las em um central única para ampliar a vigilância da cidade.

Carlos Eduardo agradeceu a presença de todos os representantes dos órgãos que farão parte do GGI-M e destacou a importância da reativação desse grande fórum de debates em prol da diminuição dos índices de criminalidade que atingiram números alarmantes nos últimos anos em Natal. Ele lembrou que a violência não se combate só com repressão policial, mas sobretudo com políticas de assistência social, saúde, educação, esporte, cultura, iluminação pública e geração de trabalho e renda. O chefe do executivo municipal reforçou que apesar das dificuldades a sua gestão tem lutado para melhorar esses serviços.

O prefeito disse ainda que o poder municipal está consciente da sua responsabilidade enquanto gestor e sempre estará pronto para ajudar qualquer instituição governamental que solicite a estrutura do executivo municipal da capital potiguar: “A soma das ações em todas as esferas de governo é o melhor caminho para vencermos essa guerra urbano atual. O GGI-M é mais um passo para integrarmos nossas ações. Peço que os membros de grupo trabalhem com afinco para que tenhamos sucesso”.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Osório Jácome, detalhou como será o trabalho do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. A força-tarefa vai se dividir em três eixos: Gestão Integrada; Atuação em rede e Perspectiva Sistêmica. De acordo com o titular da Semdes, a reativação do GGI-M vai representar um grande avanço na proteção aos habitantes de Natal que estão sofrendo com a crescente onda de crimes: “Temos um colegiado plural com representantes de vários órgãos ligados à área de segurança e essa soma de esforços vai ser fundamental para alcançarmos os nossos objetivos”.


Fonte: PMN.

Nenhum comentário: