sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mães de crianças atendidas no programa Semente Cidadã concluem curso de Técnicas Artesanais

Certificados foram entregues as mães capacitadas 
O Programa Semente Cidadã (Prosemc), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal, concluiu nessa quarta-feira (1º) mais um ciclo de ações sociais direcionadas as mães das crianças e adolescentes atendidos pelo Programa. Trata-se do curso de Técnicas Artesanais que capacitou e efetivou a entrega de certificados para 15 mulheres residentes na zona Norte da cidade.

O curso tem carga horária de 120h e foi iniciado em fevereiro e concluído no final de junho. A capacitação forneceu informações para que as alunas possam confeccionar roupas e produtos de mesa e banho utilizando o crochê. O artesão e instrutor da qualificação, Alves Oliveira, procurou oferecer para as alunas a atualização de novas técnicas e modelos para serem produzidos.

Segundo o chefe de grupo de ação da Guarda Municipal e coordenador do Prosemc, Alexandre Melo, o curso integra instrutores, família e crianças atendidas pelo trabalho de segurança preventiva desenvolvido no programa social. “Um dos objetivos do curso é incentivar a participação das mães, buscando uma maior socialização, além de ser uma possibilidade de renda extra para as famílias dos participantes capacitados”, explicou.
Material produzido durante o curso
A iniciativa de capacitação voltada para as mães dos alunos do Prosemc tem planejamento de ser ampliada com a incorporação de novos cursos gratuitos para a comunidade.

Semente Cidadã

O Programa Semente Cidadã vem sendo conduzido por profissionais da Guarda Municipal do Natal (GMN) desde 2009. A ação social atende na zona Norte da capital cerca de 160 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos, e é referência e modelo para outras práticas socioeducativas.

O Prosemc já foi homenageado na Assembleia Legislativa em sessão solene, chegando a receber a “Comenda de Mérito de Valorização da Vida” pelos trabalhos realizados. A condecoração é entregue as entidades que se destacam na tarefa de prevenção e enfrentamento ao consumo de drogas por crianças e adolescentes, e é certificada pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad), ligada à Presidência da República.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: