sábado, 22 de agosto de 2015

Orquídeas extraídas do Parque da Cidade do Natal são recuperadas

Plantas estavam sendo comercializadas por adolescentes
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) flagraram na tarde dessa sexta-feira (21), três adolescentes comercializando orquídeas oriundas da Zona de Proteção Ambiental 01, onde se encontra localizado o Parque da Cidade do Natal. A ação se deu no momento em que uma viatura de patrulhamento da GMN circulava pela avenida Prudente Moraes, no bairro de Candelária.

De acordo com o comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, os guardas municipais visualizaram os adolescentes vendendo os vegetais na avenida e realizaram a abordagem e as indagações sobre a origem das plantas. “Os adolescentes confessaram que se tratava de uma extração ilegal da zona de proteção ambiental, o que foi constatado pelos guardas municipais que se tratava de orquídeas da espécie Catilea Granulosa, existente na área do Parque da Cidade”, explicou.


As plantas foram apreendidas pelos guardas ambientais e os endereços dos adolescentes foram registrados para que os responsáveis dos mesmos sejam notificados da ocorrência. As orquídeas recuperadas foram levadas para o Parque da Cidade e entregues a administração da unidade de conservação, que as encaminhou ao setor de chefia de manejo ambiental para que seja efetuada a reintrodução das plantas no habitat natural.

A lei federal que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação proíbe a retirada de qualquer elemento da fauna e da flora proveniente de áreas de proteção ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: