sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Gabinete de Gestão Integrada de Natal planeja segurança nas praias urbanas

Medidas discutidas vão levar mais segurança para as praias da capital
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) realizou na tarde dessa quinta-feira (03) a primeira reunião da Câmara Técnica direcionada a segurança das praias urbanas de Natal. A medida provocada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) busca reunir esforços para desenvolver ações articuladas que possibilitem planejamento e emprego de iniciativas de segurança preventiva na orla da capital.

O encontro coordenado pelo secretário Executivo do GGI-M, Flávio Vieira, contou com representantes da Defesa Civil de Natal, do Corpo de Bombeiros Militar, da Semdes e do GGI-M. Na oportunidade, foram apresentadas as primeiras propostas de melhoria que apontaram para a revitalização e ordenamento da sinalização preventiva da orla, no intuito de reduzir e evitar mortes de banhistas vítimas de afogamento. Os temas foram levantados pelos oficiais do Corpo de Bombeiros, Capitão Miranda e Tenente Roberto.

Uma medida apresentada pelos guardas municipais, Luiz Felipe e Alexsandro Lima, foi o projeto Guardas Vidas, elaborado pela Coordenadoria de Projetos do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN). “O plano visa promover ações de orientação e de proteção ao patrimônio ambiental e urbanístico das praias, por meio da sensibilização das comunidades e da rede hoteleira situada nas proximidades da orla”, explicou os guardas.

A ideia foi apoiada pelo secretário adjunto de Defesa Civil de Natal, Pedro Júnior, que alertou para a importância de instalar postos fixos de guarda-vidas para atendimento ao público e conscientizar os banhistas e esportistas frequentadores das praias de Natal.

O secretário da Semdes, Osório Jácome, informou que outra reunião para aprofundar as ações que vão ser praticadas nas praias já está marcada para a próxima sexta-feira (11). “Nossa intenção é que no período de alta estação, quando o tráfego de pessoas é maior na orla, já podermos implementar algumas dessa medidas de segurança preventiva que estão sendo discutidas na Câmara Técnica coordenada pelo GGI-M”, informou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: