sábado, 17 de outubro de 2015

Gestores das capitais do Nordeste discutem segurança pública em Workshop

Secretário da Semdes, Osório Jácome, parabenizou o prefeito Carlos Eduardo pelo apoio ao vento
Representantes do poder executivo municipal das capitais nordestinas se reuniram nessa sexta-feira (16) para discutir, apresentar e aprimorar modelos de segurança cidadã e combate à violência urbana. O momento foi organizado pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que realizou o I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste, executado no auditório do Cemure, no bairro de Cidade da Esperança, em Natal.

Ex-secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, proferiu palestra
O Workshop foi aberto pelo prefeito Carlos Eduardo Alves, que enalteceu a participação das demais capitais nordestinas e ressaltou a importância do congresso. “Este é um evento relevante para a cidade. Natal neste momento é a capital da segurança pública das cidades do Nordeste”, observou.

Apresentação do ROPE de Natal-RN
Na oportunidade, os gestores municipais de segurança trocaram experiências de projetos de sucesso implantados nas área de segurança preventiva e repressão qualificada. Nesse sentido, quatro cases que estão alcançando resultados positivos foram exibidos durante o Workshop, sendo os projetos das cidades de Natal (Ronda Ostensiva de Proteção Escolar), Aracaju (Anjos Azuis), Recife (Pacto pela Vida) e Fortaleza compartilhados com os gestores. Natal ainda apresentou o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).


Projeto Anjos Azuis de Aracaju-SE
O ex-titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ricardo Brisolla Balestreri, proferiu palestra sobre os Desafios e Perspectivas do Cenário Contemporâneo da Segurança Pública Municipal. O professor e consultor traçou um panorama do modelo de segurança instalado no país apontando as falhas e mostrando soluções que passam por modelos de polícia de aproximação e fortalecimento da cidadania.

Secretário de segurança de Recife-PE apresentou o Pacto pela Vida
O evento contou com apresentações culturais dos projetos de segurança preventiva direcionados as crianças e adolescentes, como o Programa Semente Cidadã, que mostrou a orquestra de violões, e o Agente Mirim Ambiental, com o coral e grupo de flautas, ambos desenvolvidos pela Guarda Municipal do Natal (GMN). 

Ações de segurança do município de Fortaleza-CE foram mostradas
O tema segurança e cidadania também foi mote para a poesia cordelista dos guardas municipais Roque Alves, Geraldo Maia e Edson Andrade, que abordaram a temática de maneira lúdica.

Grupo de flautas do projeto Agente Mirim Ambiental participou do evento
I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste foi encerrado com a assinatura do Pacto por uma Segurança Cidadã entre as Capitais do Nordeste. O documento compostos por sete eixos foi assinado pelos secretários de segurança pública e defesa social das cidades de Natal, Aracaju, Recife, João Pessoa, Teresina, São Luiz e Fortaleza.

Ações do GGI-M de Natal foram apresentadas
Na avaliação do secretário da Semdes, Osório Jácome, o Workshop alcançou o objetivo traçado pela equipe técnica organizadora do evento, já que trabalhou a troca de experiências, ampliou modelos de segurança pública e garantiu um pacto de cidadania em prol da segurança urbana, que deve ser cumprido pelas capitais e avaliado no próximo congresso. “Conseguimos reunir gestores comprometidos com a segurança de suas cidades e juntos iniciamos um processo de discussão técnica que deve ser capaz de trazer mais segurança para a população desses municípios. Agradeço a presença e a participação de todos que tornaram o evento vitorioso”, concluiu.
Secretários de segurança das capitais do Nordeste assinaram pacto de cidadania

O II Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste deve ser realizado no próximo ano, dessa vez na cidade de Fortaleza.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: