sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Homem é detido retirando orquídeas do Parque da Cidade de Natal

Suspeito foi autuado na Delegacia de Especializada em Proteção ao Meio Ambiente
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) prenderam na tarde da terça-feira (27), o desempregado Renan Caetano Dantas, extraindo orquídeas da Unidade de Conservação Ambiental onde se localiza o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A ação se deu no momento em que uma viatura da GMN realizava patrulhamento da área.

De acordo com o comandante do GAAM/GMN, Lênio Jácome, os guardas municipais visualizaram o infrator no meio da mata nativa fazendo a extração dos vegetais. Nesse momento, foi dado voz de prisão a Renan Dantas, que tentou empreender fuga, mas foi detido pela equipe da Guarda Municipal. “O cidadão já tinha retirado da vegetação nativa do Parque da Cidade várias orquídeas, que segundo o próprio, seriam vendidas no comércio”, explicou.

Homem foi flagrado pela equipe de patrulhamento do GAAM/GMN
Renan Caetano Dantas foi conduzido à Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Amboiente (Deprema) onde foi lavrado a prisão em flagrante delito, sendo enquadrado no art. 40, da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). A lei federal que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação proíbe a retirada de qualquer elemento da fauna e da flora proveniente de áreas de proteção ambiental.

As plantas recuperadas pelos guardas municipais foram levadas para o Parque da Cidade e entregues a administração da unidade de conservação, que as encaminhou ao setor de manejo ambiental para que seja efetuada a reintrodução das orquídeas no habitat natural.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: