quinta-feira, 15 de outubro de 2015

I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste reúne gestores em Natal

As nove capitais do Nordeste vão participar do evento
A capital potiguar vai receber nesta sexta-feira (16) gestores de todas as capitais da região nordestina que vão se reunir no I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste, que está sendo organizado pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). O evento é direcionado exclusivamente aos prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de segurança, comandantes de guardas municipais, gestores de segurança pública e aos executivos responsáveis pela coordenação dos gabinetes de gestão integrada das capitais do Nordeste.

O evento vai acontecer durante todo o dia da sexta-feira no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), situado no bairro de Cidade da Esperança, em Natal, e vai ter como norteador dos debates e apresentações a temática “Segurança Cidadã: Prevenção da Violência e Fortalecimento da Cidadania”. “A prefeitura dá um importante passo contribuindo para a promoção da capacidade dos gestores de segurança pública na administração de conflitos sociais e na concepção de um modelo de segurança cidadã viável para combater e diminuir a violência social nos municípios”, declarou o secretário da Semdes, Osório Jácome.

Os gestores municipais das cidades de Natal, Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Recife, Salvador, São Luiz e Teresina confirmaram a participação no encontro. A programação contempla a participação de técnicos da área de segurança conhecidos nacionalmente, a exemplo da titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, que vai proferir palestra abordando o tema “As Novas Diretrizes do Senasp/MJ: Pacto pela redução da violência”, e do consultor, escritor e ex-gestor da Senasp, Ricardo Brisolla Balestreri, que vai abrir o evento falando dos “Desafios e Perspectivas no Cenário Contemporâneo da Segurança Pública Municipal”.

O Workshop vai contar ainda com a apresentação de cases de sucesso na área de segurança preventiva e de combate qualificado à violência. Serão mostrados o funcionamento de projetos sociais que unem operadores de segurança pública a crianças e jovens em situação de risco social. O momento vai registrar um documento denominado “Pacto para a Segurança Cidadã entre as Capitais do Nordeste”, que vai ser aprovado e assinado pelos gestores municipais presentes no evento.

O I Workshop de Segurança Pública das Capitais do Nordeste também vai contar com a participação de representantes das prefeituras de todos as municípios do Rio Grande do Norte que possuem guardas municipais, a exemplo de Mossoró e Guamaré. “Natal dá um passo importante com esse evento que integra e soma conhecimentos em prol da melhoria da segurança pública”, assinalou o diretor da Assessoria Técnica da Semdes, Abel Moreno.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: