sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Crianças do projeto Amana trabalham produção textual em carta a Papai Noel

Projeto atende com ações de cidadania 60 crianças
As crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) tiveram uma tarde de quinta-feira (05) dedicada a produção textual de uma carta que será endereçada ao Papai Noel. No texto os 60 beneficiados com as ações de cidadania desenvolvidas pelos instrutores da Guarda Municipal do Natal (GMN) se apresentaram fazendo um resumo das suas histórias pessoais e das suas famílias, e finalizando as cartas com pedidos de presentes que gostariam de ganhar no Natal.

Cartas são endereçadas a Papai Noel
As cartas foram acondicionadas em envelopes personalizados produzidos pelas crianças, onde foi possível cada uma registrar desenhos e símbolos natalinos de acordo com suas percepções de agradecimento pela oportunidade de poderem ser presenteados. Todas as cartas serão depositadas nos Correios e farão parte do projeto desenvolvido anualmente pela empresa, denominado Papai Noel dos Correios. Nesse caso, as pessoas que desejam contribuir com o Natal dessas crianças devem solicitar às cartinhas que vão ficar a disposição para aqueles que se prontificarem a doar os presentes desejados.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), a qual o Amana está vinculado, apoiou a ideia, que de acordo com o titular da pasta, Osório Jácome, é importante por promover a possibilidade de um Natal mais humano e feliz para as crianças, como também por trabalhar com elas a produção textual e a leitura. “São elementos que ampliam o grau de conhecimento e acima de tudo são vitais para a formação cidadã que é a missão das ações de segurança preventiva apoiadas pela prefeitura com esse projeto”, disse.

De acordo com o guarda municipal e coordenador geral do Amana, Marconi Lucas, a equipe de instrutores vem trabalhando também a realização de uma festa natalina envolvendo as crianças e familiares beneficiados pelas atividades pedagógicas do projeto. Nesse caso, vem sendo organizado um bazar natalino para arrecadar fundos para a confraternização. “As doações para o bazar podem ser entregues na Semdes, na sede da Guarda Municipal ou mesmo na unidade do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, que se localiza no Parque da Cidade do Natal”, informou.

O projeto Amana é realizado pela Prefeitura por meio da Semdes e da Guarda Municipal. As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: