quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Guarda Municipal inicia curso de pistola 380 e carabina calibre 12

Curso é voltado para as equipes operacionais
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) através do comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) inicia nesta quinta-feira (10) o curso de pistola .380 e carabina calibre 12 direcionado aos guardas municipais de Natal. A capacitação teórica vai ser ministrada na sala de Instrução da GMN e a parte prática no estande de tiro do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

O curso conta com 100 horas de aulas, sendo que 65% das instruções serão de atividades práticas. As instruções vão acontecer no período diurno nas terças e quintas-feiras. Com o término da habilitação, os guardas municipais aprovados poderão portar dentro e fora do serviço, além de revólver calibre 38, a pistola .380 e a carabina 12.

Nessa primeira turma serão capacitados 35 guardas municipais. A prioridade nas vagas é daqueles que atuam nas unidades móveis da GMN, estando diretamente ligado ao serviço operacional de patrulhamento ostensivo. Os agentes também se encontram aptos em psicoteste e possuem documentação funcional em dia junto ao Setor de Instrução.

O secretário da Semdes, Osório Jácome, ressaltou que o curso vai trazer para o corpo operacional da GMN mais qualificação e será uma nova ação da gestão municipal no sentido de contribuir com o fortalecimento da instituição. “Sabemos da necessidade de segurança que a sociedade tem, por isso a Prefeitura está investindo na qualificação do guarda municipal”, ressaltou.

De acordo com o comandante da GMN, Flávio Vieira, a Prefeitura realizou a aquisição de 11 pistolas .380 novas e 12 carabinas calibre 12, sendo duas delas de uso de controle de distúrbios civis, com capacidade para utilização de munição de borracha.  Outro ponto informando pelo comandante é que o curso vai ser ministrado por agente da GMN credenciado como instrutor de tiro junto ao Departamento de Polícia Federal. “Foi uma conquista da corporação que agora dispõe de um instrutor com capacidade técnica referenciada pela Polícia Federal”, comemorou.

O subcomandante de Instrução, Ariberto Araújo, informou que o participante da capacitação continuará em escala normal, sendo liberado apenas durante as instruções, caso coincida com o horário de serviço, e retornando ao mesmo após término do treinamento. “Temos deficiência de pessoal, por isso essa é a determinação do Comando. Outro ponto importante é que o curso exige 100% de assiduidade para a certificação”, alertou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

Nenhum comentário: