terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Mais de 250 guardas municipais passaram por aperfeiçoamento profissional neste ano

Capacitação foi realizada pelo Núcleo de Instrução da GMN
A Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) finalizou, na tarde dessa segunda-feira (14), a capacitação de mais 55 guardas municipais no Estágio de Qualificação para Manutenção do Porte de Arma de Fogo dos Agentes da GMN. A capacitação, que deve ser ministrada anualmente para todo o efetivo, foi concluída por mais de 250 guardas neste ano. O procedimento se encontra estabelecido no convênio que disciplina a concessão do porte de arma de fogo institucional dos integrantes da GMN, firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento de Polícia Federal do RN.

A qualificação contou com carga horária de 80h compreendendo as disciplinas de Gerenciamento de Crise; Técnicas de Abordagem Policial; Postura em Serviço; Relações Humanas no Trabalho; Legislação Aplicada; Psicologia das Emergências; Integração Operacional na Segurança Pública; Emprego de Equipamentos Letais; Preservação de Local do Crime; Legislação Ambiental; e Ordem Unida. As instruções foram ministradas pelo corpo de instrutores do Núcleo de Instrução da GMN.

Tiro prático foi realizado no BOPE

O titular da Semdes, Osório Jácome, adiantou que a capacitação na instituição é uma prática corriqueira que deve ser continuada durante o próximo ano. “O agente da Guarda Municipal trabalha promovendo segurança pública e para uma missão importante como essa é preciso que ele esteja preparado para agir de acordo com a lei e com as habilidades exigidas para conter a violência”, ressaltou.

Treinamento contou com apoio médico
A última instrução da qualificação foi concluída com o trabalho de armamento letal e tiro prático. A atividade aconteceu no estande de tiro do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar. A aula foi conduzida pelo guarda municipal e instrutor de armamento letal credenciado pela Polícia Federal, Souza Filho, e contou com apoio de profissional de saúde e ambulância de apoio, conforme padrão de normas de segurança exigido na prática de tiro. Os 55 guardas municipais passaram pelo treinamento com disparos sequenciados de arma de fogo, além de simulação de ocorrências policiais.

A GMN é a única Guarda Municipal que dispõe do porte legal de arma de fogo dentro do estado do Rio Grande do Norte.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: