quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Parceria leva aulas de capoeira para o Programa Semente Cidadã

Alunos do Programa Semente Cidadã acompanharam a apresentação de capoeira
A coordenação do Programa Semente Cidadã (Prosemc) vai abrir a primeira turma com aulas direcionadas a prática da capoeira. Nessa fase, a iniciativa vai contemplar 20 adolescentes matriculados regularmente nas atividades de segurança preventiva desenvolvidas pela equipe técnica da Guarda Municipal do Natal (GMN). O plano é uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro.

Para incentivar os alunos, a equipe de instrutores do Prosemc trouxe, na terça-feira (1º), representantes do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, do bairro de Dix-sept Rosado, para realizarem uma aula de apresentação e falar dos valores e da cultura presente na capoeira. Foi mostrado como funciona uma roda de capoeira e apresentado saltos e técnicas desenvolvidas durante a dança. Os estudantes ainda puderam conhecer melhor o berimbau, que é o instrumento utilizado para acompanhamento da canções entoadas pelos capoeiristas no decorrer da apresentação.
Coordenação do Programa Semente Cidadã visitou o grupo Cordão de Ouro

O professor Rodrigo Dennys, conhecido por Mestre Cabeça, vai ser o responsável por transferir o conhecimento da arte da capoeira para os alunos do Prosemc. Na oportunidade, ele teve o primeiro contato com a turma e pôde trocar informações e perceber melhor como vai desenvolver o trabalho de instrução, que busca associar a dança africana ao conhecimento teórico das raízes da luta, que veio para o Brasil trazida por negros provenientes da África.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, os ensinamentos de capoeira é mais uma alternativa de integração e inserção das crianças e jovens do Prosemc na prática do fortalecimento da cidadania. “Parabenizamos a coordenação do Programa Semente Cidadã e agradecemos ao Grupo Cordão de Ouro, pois a capoeira agrega conhecimento e valores sociais, além de ser uma nova alternativa de ocupação do tempo de forma salutar, entre tantas outras desenvolvidas cotidianamente pela equipe do Programa”, exaltou.

O coordenador Geral do Prosemc, Alexandre Melo, explicou que dependendo da demanda novas turmas podem ser criadas. “Vamos analisar a demanda, o importante é que Programa Semente Cidadã vem trabalhando para dar aos seus alunos mais informações sobre as expressões culturais brasileiras, e a capoeira mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música”, concluiu.

Em novembro do ano passado a capoeira recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: