quinta-feira, 30 de julho de 2015

GMN recupera veículo furtado e prende acusado

Acusado foi preso em flagrante
A Guarda Municipal do Natal (GMN) deteve na tarde dessa quarta-feira (29) o desempregado Ubirajara Vicente da Silva acusado de furto de uma motocicleta. A prisão foi realizada nas proximidades do terminal de ônibus do bairro de Nova Natal, na zona Norte da capital.

De acordo com o guarda municipal G. Freitas, os agentes da Ronda de Proteção Escolar da GMN realizavam patrulhamento nas escolas municipais situadas no bairro de Pajuçara quando foram abordados pela vítima do furto, que relatou a ocorrência. “Pegamos todas as informações e junto com a vítima fizemos diligência na intenção de encontrar o autor do delito, porém no primeiro momento não conseguimos localizar o criminoso”, informou.

Os guardas municipais deixaram a vítima em sua residência e continuaram o trabalho de patrulhamento e de posse das informações passada por populares conseguiram identificar e prender o acusado do furto. “Alguns cidadãos nos informaram que viram um homem empurrando uma motocicleta e nos apontou a localização e quando chegamos ao local identificamos que era o veículos furtado”, concluiu G. Freitas.

Ubirajara Vicente da Silva foi conduzido pelos guardas municipais a Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), onde foi autuado em flagrante delito por furto. Na ocasião, a motocicleta foi devolvida a vítima.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Gabinete de Gestão Integrada Municipal é reativado

Prefeito Carlos Eduardo presidiu a reunião
O Gabinete de Gestão Integrada do Município de Natal (GGI-M) foi reativado na manhã desta quarta-feira (29) no Palácio Felipe Camarão. O GGIM é um organismo ligado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) que tem o objetivo de integrar as instituições ligadas a área de segurança em todas as esferas de governo nas questões envolvendo a capital potiguar. A primeira reunião do grupo de trabalho aconteceu na sequência da solenidade e foi presidida pelo prefeito Carlos Eduardo.

Compõe o Gabinete de Gestão Integrada do Município o prefeito de Natal (presidente) e representantes das secretarias municipais de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Obras e Infraestrutura, Saúde, Educação, Serviços Urbanos, Assistência Social, Meio Ambiente e Urbanismo e Políticas para as Mulheres. No âmbito estadual as policias Civil e Militar, secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros. Na esfera Federal as instituições convidadas foram Receita Federal, Policia Federal e Policia Rodoviária Federal. O poder judiciário também está presente com membros da Justiça Estadual e Ministério Público do Rio Grande do Norte. Esse grupo de trabalho se reunirá mensalmente para deliberar sobre as ações propostas e a efetivação das decisões tomadas.

Já nessa primeira reunião dos membros do GGI-M foi aprovada a criação das Câmaras Técnicas de Prevenção e a de Videomonitoramento para auxiliar na prevenção e no combate as ações criminosas em Natal. Os vários órgãos da administração municipal possuem 154 câmeras de monitoramento em operação e a ideia principal é integrá-las em um central única para ampliar a vigilância da cidade.

Carlos Eduardo agradeceu a presença de todos os representantes dos órgãos que farão parte do GGI-M e destacou a importância da reativação desse grande fórum de debates em prol da diminuição dos índices de criminalidade que atingiram números alarmantes nos últimos anos em Natal. Ele lembrou que a violência não se combate só com repressão policial, mas sobretudo com políticas de assistência social, saúde, educação, esporte, cultura, iluminação pública e geração de trabalho e renda. O chefe do executivo municipal reforçou que apesar das dificuldades a sua gestão tem lutado para melhorar esses serviços.

O prefeito disse ainda que o poder municipal está consciente da sua responsabilidade enquanto gestor e sempre estará pronto para ajudar qualquer instituição governamental que solicite a estrutura do executivo municipal da capital potiguar: “A soma das ações em todas as esferas de governo é o melhor caminho para vencermos essa guerra urbano atual. O GGI-M é mais um passo para integrarmos nossas ações. Peço que os membros de grupo trabalhem com afinco para que tenhamos sucesso”.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Osório Jácome, detalhou como será o trabalho do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. A força-tarefa vai se dividir em três eixos: Gestão Integrada; Atuação em rede e Perspectiva Sistêmica. De acordo com o titular da Semdes, a reativação do GGI-M vai representar um grande avanço na proteção aos habitantes de Natal que estão sofrendo com a crescente onda de crimes: “Temos um colegiado plural com representantes de vários órgãos ligados à área de segurança e essa soma de esforços vai ser fundamental para alcançarmos os nossos objetivos”.


Fonte: PMN.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Semdes adquire aparelhos de ar condicionado para a GMN


O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) recebeu nessa quarta-feira (22) novos aparelhos de ar condicionado que vão ser utilizados para equipar salas onde funcionam setores administrativos e operacionais da GMN. O equipamento foi adquirido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e segue a política de melhoria e de revitalização da corporação.

O titular da Semdes, Osório Jácome, informou que vem empreendendo esforços para melhorar a estrutura física da Guarda Municipal. Ele pontuou que por meio das reuniões de planejamento, que vêm sendo realizadas regularmente com os gestores de cada setor da Semdes, já foram tomadas algumas atitudes que vêm beneficiando a instituição. “Também podemos divulgar que uma emenda do deputado federal Antônio Jácome, no valor de R$ 500 mil, vai servir para reformar a sede da GMN”, adiantou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Instrumento é doado a Coordenação de Música do Programa Semente Cidadã

Instrumento vai reforçar instruções de música no Programa
O Programa Semente Cidadã (Prosemc), gerido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), recebeu nessa terça-feira (21), a doação de um instrumento de percussão denominado cajón. A entrega foi realizada pelo senhor Sidney Nogueira da Silva, que é pai da aluna de música do Prosemc, Maria Eduarda Medeiros de Nogueira.

O guarda municipal e instrutor de música do Semente Cidadã, Leduar José, exaltou a iniciativa e agradeceu a contribuição que vai servir para melhorar as atividades musicais desenvolvidas no Prosemc. “Com esse gesto o pai da Maria Eduarda contribui com a formação musical dos alunos do Prosemc, mesmo que seja uma doação aparentemente pequena, mas tem um valor importantíssimo para os alunos”, garantiu.

O Coordenador Geral, Alexandre Melo, também agradeceu e destacou que há muito trabalho no Programa Semente Cidadã sendo necessários gestos que possam contribuir de forma a agregar equipamentos e valores aos alunos. “É uma atitude louvável, exemplar e muito bem-vinda, temos que parabenizar a ação do senhor Sidney”, destacou.

O pai da aluna, Sidney Nogueira, explicou que a doação foi motivada pela importância do programa para a vida das famílias que têm seus filhos beneficiados pela ação social. “Quem é pai sabe a preocupação de criar os filhos com educação e de maneira mais saudável, e o programa da Guarda Municipal do Natal vem contribuindo para uma melhor formação dos nossos filhos”, afirmou.

O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizavam caixas de madeira e gavetas para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana.


Texto: Assecom GMN.

Contato: assecomgmn@hotmail.com

terça-feira, 21 de julho de 2015

Programa Semente Cidadã firma parceria com a Pastoral do Menor


Representantes do Semente Cidadã e da Pastoral do Menor planejaram ação conjunta

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Programa Semente Cidadã (Prosemc) firmou na última sexta-feira (17), uma parceria com a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Natal. A intenção é ampliar a promoção de ações de esporte e cidadania realizada pela Guarda Municipal do Natal (GMN) para 160 crianças e adolescentes da zona Norte da capital.

Neste primeiro momento vai ser organizado um torneio de futebol de salão sub 17 envolvendo os jovens do Prosemc e os da Escola Municipal Professora Palmira de Souza, situada no bairro de Santa Catarina, e onde a Pastoral do Menor desenvolve ações socioeducativas. O torneio de futebol se encontra programado para acontecer no próximo dia 28, nas instalações do Ginásio Nélio Dias, onde são regularmente realizadas as atividades esportivas do programa Semente Cidadã.

No segundo momento, as coordenações das entidades planejam uma programação de educação ambiental com atividades desenvolvidas na horta da escola, onde as crianças vão poder conhecer o processo de plantio, como também as parte da planta e outras peculiaridades. Nesse mesmo dia serão ministradas palestras sobre o tema do meio ambiente e oficinas educativas.

A reunião de planejamento das ações contou a participação do coordenador geral do Prosemc, Alexandre Melo, os coordenadores de Meio Ambiente, GM Elias Cordeiro, de Orientação Educacional, GM Sérgio Mário, de Esporte, GM Humberto Hugo, e dos representantes Pastoral do Menor, Liliane Silva e Cláudio de Lima.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Reunião no Ministério dos Esportes busca ampliar atividades esportivas do Semente Cidadã e Amana

Ministro dos Esportes, Jorge Hilton, recebeu a comitiva da Semdes em Brasília
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, participou nessa quarta-feira (15), de uma reunião com o ministro dos Esportes, Jorge Hilton, em Brasília, onde foi tratada a realização de parcerias direcionadas ao fortalecimento das atividades esportivas desenvolvidas nos programas de segurança preventiva implantados pela Prefeitura e operacionalizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN).

A ideia é buscar recursos ou doações de materiais para equipar melhor o projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) e o Programa Semente Cidadã, que juntos atendem com ações de esporte, lazer e cidadania aproximadamente 200 crianças e adolescentes carentes que se encontravam em situação de risco social na capital. O apoio do Ministério do Esporte deve proporcionar um leque maior de ação aos projetos, inclusive com abertura de novas vagas, podendo ser ampliado o número de usuários matriculados.

A medida da Prefeitura do Natal foi apoiada pelo deputado federal Antônio Jácome, que articulou a reunião no Ministério e se posicionou a favor do pleito da capital potiguar, ressaltando a importância das atividades esportivas no processo de segurança preventiva, que é um fator responsável pela diminuição da violência e da criminalidade.

O secretário Osório Jácome informou que o encontro foi produtivo e gerou encaminhamentos que devem beneficiar as atividades sociais coordenadas pela Semdes. “A parceria do Ministério dos Esportes e a defesa social vai possibilitar a ampliação da prática esportiva no Semente Cidadã e Amana, com isso vamos levar mais esporte e lazer para as crianças”, assegurou o secretário.

A reunião foi acompanhada pelo diretor da Assessoria Técnica da Semdes, Abel Moreno, e pelo diretor Financeiro da Semdes, Emerson Xavier.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Adolescentes do Programa Semente Cidadã vão ter aulas de artes visuais

Reunião definiu as atividades que vão ser realizadas na parceria Prosemc/RPTV
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Programa Semente Cidadã (Prosemc), que é gerido pela Guarda Municipal do Natal (GMN),firmou uma parceria com a Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural (RPTV) com intuito de fornecer oficinas de artes visuais direcionadas aos adolescentes atendidos pelo Prosemc. As aulas devem ser iniciadas no mês de agosto e vão ser ministradas pelo arte educado Roberto Potyguara, que foi disponibilizado pelo Núcleo de Educação a Distância e Tecnologia da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC/RN).

A iniciativa tem o propósito de ser expandida com a realização de outros cursos, palestras e oficinas abordando temas artísticos e socioculturais na área de audiovisual; de operador de câmera; de edição de vídeo e roteiro; de fotografia; além de assuntos sobre patrimônio e memória imaterial; gravuras e leitura crítica de imagens. Para isso, a equipe técnica pedagógica da RPTV vai realizar uma visita ao Programa Semente Cidadã com a finalidade de estudar quais as outras ações que podem ser desenvolvidas com as crianças e adolescentes da ação social.

O coordenador geral do Prosemc, Alexandre Melo, informou que neste primeiro momento as atividades artísticas oferecidas pela RPTV vão acontecer uma vez por semana. “Acreditamos que a troca de experiências entre a RPTV e o Prosemc pode criar a possibilidade de geração de produtos como programas ou séries educativas para a TV”, previu.

Segundo o secretário da Semdes, Osório Jácome, a parceria vai ser produtiva para as cerca de 160 crianças e adolescentes da zona Norte da capital que são atendidas com as ações sociais do Programa Semente Cidadã. “É mais uma oportunidade para levar conhecimento e cidadania para a formação dessas crianças e com isso estamos promovendo ações importantes de segurança preventiva”, exaltou.

A reunião de confirmação da parceria entre o Prosemc e a RPTV reuniu a Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Maria Aldeiza, o coordenado geral do Prosemc, Alexandre Melo, e o coordenador de Meio Ambiente do Prosemc, Elias Cordeiro.

Semente Cidadã

O Programa Semente Cidadã vem sendo conduzido por profissionais da Guarda Municipal do Natal (GMN) desde 2009. A ação social atende na zona Norte da capital cerca de 160 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos, e é referência e modelo para outras práticas socioeducativas.

Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Núcleo de Instrução da GMN entrega certificados a agentes patrimoniais da Prefeitura

Entrega dos certificados aconteceu no auditório da Seturde
O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou nessa terça-feira (08), a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de Aprimoramento das Atividades de Vigilância do Município para os 70 agentes patrimoniais pertencentes ao quadro de servidores públicos efetivos da capital. Na oportunidade, o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, representou o prefeito Carlos Eduardo Alves.

Capacitação foi ministrada por instrutores da GMN
A solenidade foi aberta com a fala do secretário Osório Jácome, que ressaltou a importância da capacitação dos agentes de vigilância patrimonial da Prefeitura abordando a relevância desses profissionais no sentindo de atuarem integrados a guarda municipal e as policiais evitando delitos no raio de abrangência de sua competência. “Se temos um agente de vigilância capacitado, ele vai saber utilizar as ferramentas de segurança preventiva e sobretudo acionar a Guarda ou a Polícia com informações precisas para que as possíveis ocorrências sejam resolvidas da melhor forma possível”, assegurou.

Titular da Semdes, Osório Jácome, representou o prefeito Carlos Eduardo
O curso de Aprimoramento das Atividades de Vigilância do Município contou com carga horária de 50 horas de aulas prática e teórica, que foram divididas em dois módulos, sendo o primeiro com foco no Papel dos Agentes de Segurança Patrimonial e a Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal, composto pelas disciplinas: O Município e a Segurança Pública; Direitos Humanos e Legislação Aplicada; Técnicas e Procedimentos em Serviço de ASP; Prevenção e Combate a Incêndios; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; e Lei Maria da Penha.

Subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, fez entrega de certificados
Já o segundo módulo a equipe técnica de instrutores da GMN abordou o tema Saúde e Qualidade de Vida, que foi desenvolvido pelas disciplinas de Relações Humanas no Trabalho; Saúde no Trabalho; Condicionamento Físico e Qualidade de Vida; e Os Efeitos dos Entorpecentes na Saúde do Trabalhador.

Os agentes patrimoniais receberam os certificados das mãos do secretário Osório Jácome, do comandante da Guarda Municipal, Michel Dantas, do secretário adjunto de Defesa Civil Municipal, Pedro Celestino Junior, do subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, do chefe do setor de Vigilantes e Guarda Vidas da Defesa Civil,  de Lima, e do corpo de instrutores da GMN responsável por ministrar a capacitação.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Programa Semente Cidadã concorre ao XII Prêmio Innovare

Comandante da GMN, Michel Dantas, e a equipe do Prosemc acompanharam a pesquisadora do Datafolha
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) inscreveu o Programa Semente Cidadã (Prosemc), operacionalizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN), no XII Prêmio Innovare, que é organizado e desenvolvido nacionalmente pelo Instituto Innovare, Ministério da Justiça e associações da área jurídica, com o apoio das Organizações Globo. O Prêmio tem o objetivo de reconhecer, prestigiar e disseminar práticas que melhorem a qualidade do atendimento da Justiça no país.

O Prosemc participa da premiação na categoria Justiça e Cidadania onde os trabalhos apresentados contam com temática livre. No caso, foi mostrado o aspecto de segurança preventiva desenvolvido pelo Programa Semente Cidadã, que possui atividades regulares de música, esporte, lazer e cidadania trabalhadas junto um público de 180 crianças e adolescentes carentes residentes na zona Norte de Natal. Nessa categoria, outros 244 projetos disputam a premiação em todo o país.
Entrevistadora do Datafolha conheceu a orquestra de violões do Prosemc
Os projetos inscritos terão sua qualidade e eficácia avaliadas pelo Instituto Datafolha, que envia sua equipe de pesquisadores a cada local onde estão sendo desenvolvidas as ações inscritas na premiação. Nesse sentido, a coordenação do Prosemc já foi contemplada na segunda-feira (06), com a entrevista técnica conduzida pela pesquisadora do Instituto de Pesquisa Datafolha de Pernambuco, Luciana Menezes, que foi responsável pela sessão de perguntas, além de conhecer in loco as atividades sociais realizadas pelo Programa Semente Cidadã. O momento foi acompanhado pelo comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Michel Dantas.

A entrevista escrita durou mais de três horas e foi produzido também um vídeo de aproximadamente cinco minutos onde o coordenador geral do Prosemc, Alexandre Melo, falou sobre o projeto e a contribuição dele para a Justiça e Cidadania no país. Na oportunidade os alunos atendidos pela Prosemc se apresentaram com a orquestra de violões da ação social.

O secretário da Semdes, Osório Jácome, ressaltou a importância da participação do Programa Semente Cidadã no XII Prêmio Innovare. “É o momento de mostrar o trabalho de segurança preventiva desenvolvido pela Prefeitura do Natal por meio de uma equipe qualificada de técnicos da Guarda Municipal, onde a valorização do cidadão é a principal arma contra a criminalidade”, disse.

O trabalho de coleta e análise das informações de cada projeto será enviado pelo Datafolha ao júri responsável pela escolha dos ganhadores do Prêmio, que anunciará no dia 02 de outubro os três finalistas de cada uma das seis categorias que fazem parte da premiação.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sábado, 4 de julho de 2015

GMN entrega certificados de curso voltado aos agentes de vigilância da Prefeitura

Serão entregues 70 certificados
A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realiza nesta terça-feira (07), às 10h, no auditório da Seturde, na Praia do Meio, a cerimônia de entrega dos certificados do curso de Aprimoramento das Atividades de Vigilância do Município de Natal. A capacitação foi ministrada pelo Núcleo de Instrução da Guarda Municipal do Natal (GMN) para 70 agentes de vigilância pertencentes ao quadro de servidores públicos efetivos da capital.

A capacitação contou com carga horária de 50 horas de aula prática e teórica, que foram dividida em dois módulos, sendo o primeiro com foco no Papel dos Agentes de Segurança Patrimonial e a Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal, composto pelas disciplinas: O Município e a Segurança Pública; Direitos Humanos e Legislação Aplicada; Técnicas e Procedimentos em Serviço de ASP; Prevenção e Combate a Incêndios; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; e Lei Maria da Penha.
Capacitação foi ministrada pelo Núcleo de Instrução da Guarda Municipal do Natal
Já o segundo módulo a equipe técnica de instrutores da GMN abordou o tema Saúde e Qualidade de Vida, que foi desenvolvido através das disciplinas de Relações Humanas no Trabalho; Saúde no Trabalho; Condicionamento Físico e Qualidade de Vida; e Os Efeitos dos Entorpecentes na Saúde do Trabalhador.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, o curso aperfeiçoa o trabalho desenvolvido pelos agentes de vigilância do município e é direcionado a melhoria dos serviços prestados na área de segurança preventiva. “Se temos um agente de vigilância bem treinado facilitamos o serviço operacional da Guarda Municipal e das polícias e com isso quem ganha é a sociedade que vai contar com uma segurança mais eficiente”, explicou.

De acordo com o subcomandante de Instrução da GMN e coordenador da capacitação, Ariberto Araújo, o curso foi planejado para atender um ciclo de turmas com 35 alunos em cada. “O período de formação de cada grupo foi composto por 12 dias letivos e teve como foco a integração e a reciclagem do conhecimento do serviço de segurança exercido pelos agentes patrimoniais da Prefeitura do Natal”, informou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Mães de crianças atendidas no programa Semente Cidadã concluem curso de Técnicas Artesanais

Certificados foram entregues as mães capacitadas 
O Programa Semente Cidadã (Prosemc), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal, concluiu nessa quarta-feira (1º) mais um ciclo de ações sociais direcionadas as mães das crianças e adolescentes atendidos pelo Programa. Trata-se do curso de Técnicas Artesanais que capacitou e efetivou a entrega de certificados para 15 mulheres residentes na zona Norte da cidade.

O curso tem carga horária de 120h e foi iniciado em fevereiro e concluído no final de junho. A capacitação forneceu informações para que as alunas possam confeccionar roupas e produtos de mesa e banho utilizando o crochê. O artesão e instrutor da qualificação, Alves Oliveira, procurou oferecer para as alunas a atualização de novas técnicas e modelos para serem produzidos.

Segundo o chefe de grupo de ação da Guarda Municipal e coordenador do Prosemc, Alexandre Melo, o curso integra instrutores, família e crianças atendidas pelo trabalho de segurança preventiva desenvolvido no programa social. “Um dos objetivos do curso é incentivar a participação das mães, buscando uma maior socialização, além de ser uma possibilidade de renda extra para as famílias dos participantes capacitados”, explicou.
Material produzido durante o curso
A iniciativa de capacitação voltada para as mães dos alunos do Prosemc tem planejamento de ser ampliada com a incorporação de novos cursos gratuitos para a comunidade.

Semente Cidadã

O Programa Semente Cidadã vem sendo conduzido por profissionais da Guarda Municipal do Natal (GMN) desde 2009. A ação social atende na zona Norte da capital cerca de 160 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos, e é referência e modelo para outras práticas socioeducativas.

O Prosemc já foi homenageado na Assembleia Legislativa em sessão solene, chegando a receber a “Comenda de Mérito de Valorização da Vida” pelos trabalhos realizados. A condecoração é entregue as entidades que se destacam na tarefa de prevenção e enfrentamento ao consumo de drogas por crianças e adolescentes, e é certificada pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad), ligada à Presidência da República.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

GMN tem novo comando geral

Reunião do secretário Osório Jácome com os novos comandantes aconteceu na Semdes
A Guarda Municipal do Natal (GMN) conta com um novo comando administrativo e operacional. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (02), confirmando os guardas municipais da 7ª Turma, Michel Araújo Dantas, como secretário adjunto de segurança e comandante da GMN, e Alexandre Silva e Souza, na função de subcomandante de Segurança da corporação. Os novos gestores substituem o 2º Supervisor GMN, João Gilderlan Alves de Sousa, e o GM Carlos Cruz, respectivamente.

A mudança resultou na primeira reunião administrativa realizada na tarde de ontem (1º) na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), com a presença dos dois novos comandantes. O encontro foi determinado pelo titular da pasta, Osório Jácome, que discutiu o modelo de gestão que vem sendo trabalhado em prol da melhoria da segurança da capital. “Esperamos avançar ainda mais no serviço preventivo de segurança gerido em Natal e para isso contamos agora com dois guardas municipais capacitados para dar sequencia a essa missão”, informou.

O novo comando da GMN entra com planos direcionados pela Semdes que englobam as tarefas de colocar em funcionamento e operacionalização as ações do Programa Crack é Possível Vencer, no bairro de Felipe Camarão, como também a busca da integração do sistema de videomonitoramento do município e a ampliação das atividades de patrulhamento e de prevenção social efetivadas pela Guarda Municipal. “Pelo planejamento que realizamos temos a ciência de que podemos contribuir muito com a segurança”, concluiu o secretário.

A reunião contou ainda com as presenças do chefe de Gabinete da Semdes, Jailton Santos, e com o diretor da Assessoria Técnica da pasta, Abel Moreno.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Prefeitura adquire espingardas calibre 12 para a GMN

Recorte do Diário Oficial do Município (DOM) de 30 de junho de 2015
A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) publicou na terça-feira (30), no Diário Oficial do Município (DOM) o Termo de Dispensa de Licitação para a compra de espingardas calibre 12 direcionadas a Guarda Municipal do Natal (GMN). A compra vai contemplar a corporação com 12 espingardas, sendo duas de controle de distúrbio civil e outras 10 de emprego letal. No total serão investidos mais de R$ 44mil.

O secretário da Semdes, Osório Jácome, informou que o setor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro já autorizou a Companhia Brasileira de Cartucho (CBC) a realizar a entrega das carabinas calibre 12 para a GMN. “A intenção é equipar melhor as guarnições que realizam o trabalho de patrulhamento e com isso conceder mais segurança ao guarda municipal e ao cidadão, no tocante a uma necessidade de pronta resposta em qualquer ocorrência”, explicou.

O prazo de entrega do armamento é para os próximos 60 dias. A compra também confere a aquisição de pacotes com cerca de 2.400 munições, sendo de caráter letal, de elastômero e de treino. O valor da compra já se encontra empenhado necessitando a efetivação da entrega para que a Prefeitura conclua o pagamento do armamento. O material vai ser distribuído nas viaturas de patrulhamento de modo que cada veículo possua um armamento de maior poder de fogo. “Estamos trabalhando para contribuir cada vez mais com a segurança pública na capital e a iniciativa da Prefeitura é mais uma que fortalece esse plano”, concluiu Osório Jácome.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.