sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Amistoso integra crianças do Programa Semente Cidadã e da Fundação Fé e Alegria

Amistoso foi disputado no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal
As crianças beneficiadas com as atividades esportivas do Programa Semente Cidadã (Prosemc) participaram nessa terça-feira (25) de um amistoso de futsal disputado com os garotos da ONG Fundação Fé e Alegria, situada na comunidade de Boa Esperança, no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. A partida de futebol aconteceu nas instalações do Ginásio Poliesportivo Nélio Dias e serviu como mais uma medida de integração e educação social para os alunos do Prosemc, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operacionalizado pela Guarda Municipal.

A equipe do Semente Cidadã foi orientada pelo guarda municipal e coordenador de Esporte do Prosemc, Hugo Silva, que traçou as estratégias utilizadas para que os atletas alcançassem êxito na disputa. O jogo foi finalizado com a vitória do Semente Cidadã que conseguiu firmar um placa favorável de 8 a 1. “Além de estimular a prática esportiva, o objetivo da partida foi promover a integração e a recreação entre as crianças participantes como forma de construção de novas amizades”, explicou o coordenador geral do Prosemc, Alexandre Melo.

O amistoso foi acompanhado por representantes da ONG Fundação Fé e Alegria, no caso, a coordenadora pedagógica, Thaís Tomaz, e o treinador esportivo de futsal, Luiz Carlos.

Semente Cidadã

O Programa trata-se de uma ação comunitária realizada pela Prefeitura do Natal por meio Semdes e tem como agente propagador o corpo técnico da Guarda Municipal do Natal (GMN). O objetivo primordial do Prosemc é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

O Semente Cidadã vem sendo conduzido por profissionais da GMN desde 2009. A ação social atende na zona Norte da capital cerca de 160 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos, e é referência e modelo para outras práticas socioeducativas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

GMN apoia ação de combate ao trabalho infantil em feira livre

Guarda municipais cobriram toda a feira livre
Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) apoiaram durante essa quarta-feira (26) o serviço de combate ao trabalho infantil realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A ação de conscientização e cadastramento dos menores se deu no decorrer da feira de Nova Aliança, na zona Norte da capital.

Os guardas municipais acompanharam os servidores da Semtas durantes as abordagens aos menores que se encontravam trabalhando na feira livre. Os feirantes também foram comunicados sobre as condutas regidas pelo Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) e sobre a vedação a exploração do trabalho infantil. As crianças e adolescentes encontradas praticando serviços na feira foram cadastradas pela equipe de educadores sociais e os procedimentos de notificação dos pais ou responsáveis serão tomados.

Ação aconteceu em conjunto com os educadores sociais da Semtas
De acordo com o guarda municipal Durvalino Gonçalo, a guarnição de apoio preventivo utilizada pela GMN assegurou a realização dos trabalhos dos educadores e interviu de forma legal nos momentos em que houve qualquer enfretamento por parte de algum adolescente mais exaltado. “Uma das prerrogativas da Guarda Municipal é garantir a segurança do trabalho das demais secretarias municipais e a ação de cidadania de combater o trabalho infantil dignifica ainda mais a corporação”, relatou.

Uma guarnição da GMN foi responsável pelo apoio
O trabalho realizado pela GMN e a Semtas foi aprovado pelos feirantes de Nova Aliança, que apontaram também para a segurança fornecida pelos guardas municipais aos frequentadores e comerciantes da feira livre.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Curso vai aprimorar 120 guardas municipais no uso de pistola 380 e carabina calibre 12

Comandante da GMN, Michel Dantas, participou de reunião com o chefe da Diretoria de Ensino da PM, Cap. Tibério Trigueiro
O Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) participou na tarde dessa segunda-feira (24) de uma reunião com a chefia da Diretoria de Ensino da Polícia Militar onde foi tratado a formulação de um termo de cooperação mútua entre a Prefeitura do Natal e o Governo do RN no sentido de efetivar um curso de manuseio de pistola .380 e carabina calibre 12, direcionado a 120 guardas municipais da capital. A intenção da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) é fortalecer o poder de reação armada da GMN, como também ampliar o patrulhamento preventivo de responsabilidade da corporação.

O comandante da GMN, Michel Dantas, tratou dos detalhes do curso de nivelamento bélico com o chefe da Diretoria de Ensino da PM, Capitão Tibério Trigueiro. Na oportunidade, foi apresentado pela Polícia Militar o Plano de Instrução de Nivelamento e Conhecimento especificando todos os procedimentos e diretrizes, bem como a temática e o conteúdo programático da capacitação. “Nosso objetivo é trabalhar para que o curso seja iniciado ainda no mês de setembro, para isso já vamos definir os critérios de participação dos guardas municipais e o período de inscrição”, explicou o comandante da Guarda Municipal.

A capacitação vai contar com uma carga horária total de 84h de aulas, sendo 18h focada na introdução ao uso de armas de fogo e 66h de treinamento de tiro. Devem ser utilizados 12 mil munições de pistola calibre 380 e 840 projéteis de espingarda 12.  Os instrutores e monitores responsáveis pelo processo de capacitação pertencem ao quadro da Diretoria de Ensino da Polícia Militar. Serão formadas quatro turmas com 30 guardas municipais em cada e com instruções de segunda e sexta-feira nos períodos da manhã e tarde.

O secretário da Semdes, Osório Jácome, informou que o curso vai trazer para o corpo operacional da GMN mais qualificação e será uma nova ação da gestão municipal no sentido de contribuir com o fortalecimento da instituição. “Sabemos da necessidade de segurança que a sociedade tem, por isso a prefeitura está investindo na qualificação do guarda municipal”, ressaltou.

A reunião de consolidação do termo de cooperação mútua foi acompanhada pelo subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, que vai ser responsável por coordenar e acompanhar os guardas municipais participantes do curso.


Texto: Assecom.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

GMN prepara efetivo para o desfile cívico da Independência do Brasil

GMN deve participar com 200 guardas municipais e os programas sociais de segurança preventiva
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do comando da Guarda Municipal do Natal informou nesta segunda-feira (24) que o planejamento para o Desfile Cívico do Dia 7 de Setembro foi finalizado e os treinamentos dos guardas municipais que vão participar do evento vai acontecer na próxima quinta-feira (27) e sexta-feira (28), às 7:30h, no Ginásio Poliesportivo Nélio Dias.

Além do Desfile Cívico, que acontece no dia 7 de setembro, a GMN vai participar de outras quatro cerimônias realizadas em alusão ao dia da independência do Brasil, sendo a abertura da Semana da Pátria (01/09), a solenidade oficial na Academia Norte-rio-grandense de Letras (02/09), o Hasteamento do Pavilhão Nacional (03/09), e o Torneio de Futebol das Forças de Segurança (04/09).

De acordo com subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo, todos os grupamentos operacionais da corporação vão compor as fileiras do desfile e neste ano os programas sociais de segurança preventiva, Semente Cidadã e Agente Mirim Ambiental de Natal, que são coordenados pela a Prefeitura e operacionalizados pela Guarda Municipal, também estarão presentes na avenida. Aproximadamente 200 guardas municipais farão parte do evento. “O momento se mostra como oportunidade de conceder visibilidade social a instituição, fortalecendo a imagem, a missão e a referência representativa da GMN junto à sociedade a qual é dirigido cotidianamente o serviço da corporação”, disse.

Este ano, o desfile cívico-militar em comemoração aos 193 anos de Independência do Brasil vai ser comandado pelo Exército Brasileiro. A oportunidade reúne representantes das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, escolas públicas, além dos grupamentos motorizados das diversas forças de segurança.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sábado, 22 de agosto de 2015

Orquídeas extraídas do Parque da Cidade do Natal são recuperadas

Plantas estavam sendo comercializadas por adolescentes
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) flagraram na tarde dessa sexta-feira (21), três adolescentes comercializando orquídeas oriundas da Zona de Proteção Ambiental 01, onde se encontra localizado o Parque da Cidade do Natal. A ação se deu no momento em que uma viatura de patrulhamento da GMN circulava pela avenida Prudente Moraes, no bairro de Candelária.

De acordo com o comandante do GAAM/GMN, Ivanaldo Rodrigues, os guardas municipais visualizaram os adolescentes vendendo os vegetais na avenida e realizaram a abordagem e as indagações sobre a origem das plantas. “Os adolescentes confessaram que se tratava de uma extração ilegal da zona de proteção ambiental, o que foi constatado pelos guardas municipais que se tratava de orquídeas da espécie Catilea Granulosa, existente na área do Parque da Cidade”, explicou.


As plantas foram apreendidas pelos guardas ambientais e os endereços dos adolescentes foram registrados para que os responsáveis dos mesmos sejam notificados da ocorrência. As orquídeas recuperadas foram levadas para o Parque da Cidade e entregues a administração da unidade de conservação, que as encaminhou ao setor de chefia de manejo ambiental para que seja efetuada a reintrodução das plantas no habitat natural.

A lei federal que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação proíbe a retirada de qualquer elemento da fauna e da flora proveniente de áreas de proteção ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

GMN deve receber fardamento novo

A previsão é que sejam produzidos mais de 500 uniformes
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por intermédio do comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) inicia nesta quinta-feira (20) o processo de ordenamento dos tamanhos dos uniformes da corporação com o objetivo de aquisição do novo fardamento direcionado aos agentes da GMN. Os procedimentos de atualização das medidas do manequim do efetivo vai seguir até o dia 04 de setembro e a previsão é de que sejam produzidos mais de 500 uniformes operacionais.

Segundo o subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, os guardas municipais devem comparecer ao setor de Material, situado na sede administrativa da GMN, no horário das 7h às 16h para preenchimento do relatório de moldes. O uniforme produzido será o de serviço operacional e o kit é composto por cobertura (boné), gandola, camisa interna, calça, coturno, cinto simples, cinto de guarnição, porta tonfa, porta munição, meias e coldre. “Com esses procedimentos o fardamento vai ser confeccionado e adquirido de acordo com a necessidade operacional da Guarda Municipal”, comunicou.

O titular da Semdes, Osório Jácome, informou que a compra do fardamento operacional destinado a GMN faz parte da política de valorização e contribuição com a segurança pública implementada pela Prefeitura, que pretende ampliar ações de segurança preventiva na capital por meio da Guarda Municipal. “O uniforme é a principal identificação do agente de segurança pública e nessa ótica estamos trabalhando para renovar o fardamento de todos os integrantes da GMN”, ressaltou.

Atualmente a Guarda Municipal conta com aproximadamente 500 agentes e é composta por um Comando Geral, dois subcomandos (Segurança e Trânsito; Instrução e Material) e quatro grupamentos: Grupamento de Ação Ambiental (GAAM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Ronda de Proteção Escolar (ROPE), e Grupamento de Ação Patrimonial (GAPA).


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ouvidoria da GMN passa por reestruturação

Secretário Osório Jácome informou que a ouvidoria vai ser relocada em imóvel exclusivo
A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem trabalhando na reestruturação da Ouvidoria da Guarda Municipal do Natal (GMN) no intuito de ampliar a qualidade dos serviços prestados à população. O setor que funciona como canal de comunicação entre a administração pública municipal e o cidadão funciona de segunda a sexta-feira no horário comercial e recebe elogios, solicitações, sugestões, reclamações ou denúncias referentes aos integrantes da GMN.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, o cidadão pode procurar a Ouvidoria da GMN em qualquer situação que envolva ações da Guarda Municipal. Para isso, a comunicação pode ser feita pelo telefone 3232-3820, pelo email: ouvidoriagmn@natal.rn.gov.br ou presencial, diretamente no prédio onde funciona a Semdes, na Rua Quintino Bocaiuva, 13, no centro da cidade.

“Nossa gestão vai ainda alugar um imóvel para funcionar exclusivamente a Ouvidoria e a Corregedoria da Guarda Municipal, já que esses dois setores devem ficar isolados das demais atividades da Secretaria para que o cidadão fique mais à vontade para utilizar esses serviço”, informou o secretário.

O ouvidor da GMN, Edson Andrade, ressaltou que a ouvidoria da Guarda Municipal é importante para a melhoria dos serviços de segurança preventiva realizados pela corporação e é um canal de aproximação com a sociedade. “A ouvidoria deve ser acionada quando o cidadão não se sentir totalmente atendido ou até mesmo agredido em seus direitos, como também para que sugestões sejam registradas com o objetivo de ampliar, fortalecer e qualificar o serviços oferecidos pelo poder público”, explicou.

A reestruturação da Ouvidoria da GMN faz parte do planejamento estratégico de gestão produzido pela Semdes e abrange ações específicas no âmbito da Guarda Municipal, da Defesa Civil e do Departamento de Direitos Humanos.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Guarda Municipal detém fugitivo da justiça na Praia do Meio

Dalgaberto foi preso na Praia do Meio
Uma guarnição da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (ROPE/GMN) deteve na tarde da última sexta-feira (14), o fugitivo da justiça Dalgoberto Felipe Sabino de Oliveira, 27 anos. A prisão aconteceu nas imediações do prédio onde funciona a Secretaria de Educação de Natal, na Praia do Meio.

De acordo com os guardas municipais que realizaram a prisão, Dalgoberto circulava na área em atitude de suspeição e por meio de uma denúncia de populares os agentes resolveram realizar uma busca na região no intuito de localizar o suspeito. A guarnição identificou o acusado e o abordou realizando uma busca pessoal e após análise da identificação do suspeito foi comprovado que contra ele pesava um mandado de prisão.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, informou que a prisão é resultado da ampliação do patrulhamento da Guarda Municipal na região de Areia Preta e Praia do Meio, determinado pela Semdes ainda no mês de junho. “Tivemos notificações de roubos naquele setor e decidimos fortalecer a segurança colocando uma viatura da Guarda Municipal para atender ocorrências exclusivas dali, e hoje, juntamente com outras forças de segurança, já conseguimos diminuir os delitos na área”, explicou.

Os guardas municipais conduziram Dalgoberto Felipe Sabino de Oliveira até a Delegacia de Plantão onde foi realizado os procedimentos de captura, ficando o acusado à disposição da justiça.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Reunião planeja criação de Centro Integrado Municipal de Videomonitoramento

Exemplos de integração bem sucedida foram apresentadas na reunião
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realizou na manhã de hoje (13) a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) relacionada a Câmara Técnica de Integração do Sistema de Videomonitoramento da capital. O encontro tem o intuito de traçar direcionamentos voltados a junção das câmeras de segurança de todas as secretarias da Prefeitura dentro de uma mesma central de comando.

Na oportunidade, se reuniram os titulares da Semdes, Osório Jácome, da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Jonny Costa, o comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Michel Dantas, e os representantes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), de Serviços Urbanos (Semsur), do GGI-M e de setores estratégicos da GMN.

Secretário da Semdes, Osório Jácome, e o secretário de Governo, Jonny Costa, participaram da reunião
A reunião foi conduzida pelo secretário executivo do GGI-M, Flávio Vieira, que iniciou os trabalhos apresentando os conceitos e as competências de uma Câmara Técnica. Foi mostrado a importância da integração do sistema de câmeras de segurança com foco na prevenção da criminalidade e exibido vídeos de cidades brasileiras que aderiram a integração e estão colhendo resultados positivos no tocante a segurança dessas localidades. “A integração do videomonitoramento vai possibilitar maior profissionalismo, eficiência e eficácia nas ações de segurança pública da capital”, explicou.

Natal conta com 154 câmeras de segurança em funcionamento
O secretários Osório Jácome, ao lado titular da SMG, Jonny Costa, relatou o interesse e o empenho do governo municipal em apoiar o avanço da integração e a criação de uma base de comando única responsável pela administração das 154 câmeras, que atualmente se encontram em operação na capital. “Estamos planejando o que pode se tornar o Centro Integrado Municipal de Operações em Segurança Pública de Natal”, comemorou o titular da Semdes.

Neste sentido, foi debatido a ideia de planejamento, produção e aprovação de lei criando institucionalmente o Centro Integrado Municipal de Videomonitoramento, como também foi sugestionado locais onde poderia funcionar a central de comando. A próxima reunião da Câmara Técnica de Prevenção e Gestão Estratégica do Videomonitoramento está programada para acontecer na quinta-feira (20), às 9h, na Semdes, onde será avaliada as primeiras atitudes tomadas no processo de integração e novos encaminhamentos vão ser efetivados no sentido criação da central única de comando.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Operadoras deverão programar número 153 da Guarda Municipal como Serviço Público de Emergência

As chamadas telefônicas para as guardas municipais passam a ser gratuitas
As operadoras de telefonia fixa e móvel têm até o dia 24 de novembro de 2015 para que programem em suas redes o código 153 da Guarda Municipal como Serviço Público de Emergência.

Com a programação, as chamadas realizadas para o número da Guarda Municipal passam a ser consideradas gratuitas, tanto para a entidade quanto para os usuários desse serviço.

A determinação foi publicada nesta segunda-feira, 27, por meio do Ato nº 4.717/2015, é resultado da Lei nº 13.022/2014, que Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.


Fonte: Anatel.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Guarda municipal pode multar por qualquer infração de trânsito, diz STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nessa quinta-feira (6) o poder das Guardas Municipais para aplicar multas sobre qualquer tipo de infração de trânsito cometida nas cidades. A decisão foi proferida numa ação envolvendo a cidade de Belo Horizonte, mas o entendimento valerá para qualquer outro município cuja guarda esteja impedida de multar pela Justiça.

Hoje não existe uma proibição na lei para que as guardas municipais apliquem as multas, mas algumas ações no STF contestavam a prática. Na ação analisada nesta quinta, o Ministério Público de Minas Gerais, contrário ao poder de fiscalização de trânsito da Guarda Municipal, argumentava que o órgão, vinculado ao município, não poderia "usurpar" atribuições da Polícia Militar, ligada ao governo estadual.

O julgamento no STF foi iniciado em maio e, na ocasião, o relator, ministro Marco Aurélio Mello, votou no sentido de permitir a aplicação das multas pelas guardas, mas desde que limitadas a infrações que poderiam afetar a proteção de bens, serviços e instalações municipais.

Assim, o órgão poderia fiscalizar condutas como excesso de velocidade, estacionamento em locais proibidos, tráfego de veículos com peso acima do permitido para determinada via ou a realização de obras ou eventos sem autorização que atrapalhem a circulação de veículos ou pedestres.

"A regulamentação legal alusiva às atribuições da guarda apenas se mostra válida se mantiver alguma relação com a proteção dos bens, serviços e instalações do município", afirmou à época.

Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso divergiu, de modo a permitir que a Guarda Municipal aplicasse qualquer tipo de multa. Para ele, a Guarda Municipal também pode acumular poder de polícia para fiscalizar o trânsito.

A controvérsia dividiu os ministros: ao lado de Marco Aurélio, se posicionaram Teori Zavascki, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cámen Lúcia, para restringir a atuação das guardas. Foram vencidos, no entanto, por Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Celso de Mello, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

Conforme dados do STF, a decisão deverá orientar ao menos outros 23 processos envolvendo a mesma questão em outros tribunais.


Fonte: G1.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Guarda Municipal assegura tranquilidade durante Feira de Gastronomia

Guardas municipais fizeram a segurança durante os três dias da Feira
O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) apresentou nesta terça-feira (04) ao titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, o relatório de ações de segurança empreendidas durante a realização da 5ª Edição da Feira de Gastronomia e Arte, promovida pela Prefeitura do Natal, na Praça da Árvore de Mirassol. O evento que aconteceu de 31/07 a 02/08 contou com a segurança efetiva dos agentes da Ronda Ostensiva Municipal da GMN.

O relatório aponta que durante os três dias da Feira nenhuma ocorrência foi registrada no evento, o que de acordo com o comandante da GMN, Michel Dantas, se deu, principalmente, pela presença dos guardas municipais que atuaram com guarnições em duas frentes, sendo uma no patrulhamento ostensivo a pé e outra em viatura operacional, que ficou designada a patrulhar a área circular de realização da Feira. “Procuramos manter guarnições em pontos estratégicos como também transitando em meio ao público para evitar ocorrências de furto e roubo, que são comuns nessas feiras”, informou.

As equipes da Guarda Municipal realizaram o trabalho de segurança do evento a partir das 16h e seguiam até às 23h, quando o público participante da feira deixava o local. “É importante o trabalho da Guarda Municipal na garantia da tranquilidade das pessoas durante um evento como esse, que tem um cunho de fortalecimento do turismo na capital e todos sabem que turismo de sucesso tem que ter segurança”, concluiu o secretário Osório Jácome.

A Feira de Gastronomia e Arte promovida pela prefeitura reúne vários empresários do ramo de alimentos gourmet com diversas opções que são oferecidos ao público que frequenta o evento. Também são integradas a feira o comércio de produtos do artesanato local e apresentações culturais.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Guarda Municipal garante segurança das eleições para o Conselho Tutelar da capital

Votação aconteceu de maneira tranquila
A Guarda Municipal do Natal (GMN) atuou com agentes durante todo o domingo (02) realizando a segurança das eleições para escolha dos representantes do Conselho Tutelar do Município de Natal. A votação aconteceu no prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), situado no bairro da Cidade Alta, e foi responsável pela indicação dos representantes das quatro regiões administrativas da capital.

A determinação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) foi para o deslocamento de equipes fixas de guardas para atuar na área interna e externa do local das eleições. Os guardas municipais orientaram os eleitores durante o pleito e organizaram o sistema de segurança no intuito de promover o acesso rápido de todos e evitar manifestação de boca de urna nos setores de votação.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, a presença efetiva da Guarda Municipal durante a eleição garantiu a tranquilidade dos eleitores, que puderam realizar suas escolhas de forma tranquila e ordeira. “Deslocamos uma viatura com guardas para trabalhar exclusivamente na segurança das eleições e podemos concluir que o trabalho realizado alcançou seu objetivo, pois o processo eleitoral foi desenvolvido sem nenhuma alteração”, contou.

O comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou a importância da Guarda Municipal apontando que a simples presença das guarnições já é fator primordial para que os serviços realizados pela prefeitura tenham o amparo da segurança tanto para o servidor quanto para a população. “A Guarda Municipal é o braço guardião do município e mais uma vez o trabalho da instituição garantiu a ordem”, disse.

O processo eletivo de conselheiros tutelares de Natal é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) que é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). Os escolhidos vão exercer mandato no quadriênio 2016/2019. No total, serão eleitos 20 membros titulares, sendo cinco para cada uma das quatro regiões administrativas da cidade, e 40 suplentes.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.