quarta-feira, 16 de março de 2016

Câmara de Natal debate o papel da Guarda Municipal para a sociedade

A principal luta da categoria é pela aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da GMN
A Câmara Municipal de Natal realizou nesta terça-feira (15) audiência pública para discutir o papel da Guarda Municipal junto à sociedade natalense. O vereador Aroldo Alves foi quem propôs a discussão do tema e considera importante colocar em debate propostas de melhoria para a categoria.

“Conseguimos avanços importantes ao trazer a discussão para a audiência pública de hoje. Todos os lados contribuíram para o debate e demos o pontapé inicial, mostrando a importância da categoria para a sociedade natalense”.

O ex-secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri, concorda com a valorização da guarda municipal: “Se nós realmente precisamos de segurança, devemos cuidar dos nossos cuidadores: os guardas municipais. É impossível ter desenvolvimento sem segurança pública”, disse Balestreri.

Adolescentes do Programa Semente Cidadã da GMN se apresentaram na audiência
Mesmo reconhecendo a importância da categoria para a população, a Secretária Municipal de Administração, Jandira Borges, condicionou um apoio mais firme da prefeitura a um aumento nas receitas do município. Dentre as solicitações, estão os pedidos para a construção de uma sede própria, criação de um plano de carreira e salário para a categoria, novo concurso público para aumento da equipe que, atualmente, é reduzida e a solicitação de novos fardamentos. O vereador Aroldo Alves solicitará uma reunião com a comissão da Guarda Municipal para definição de próximas medidas.

Participaram também da audiência jovens do projeto Semente Cidadã, representantes da Guarda Municipal, SEMURB, Secretaria de Planejamento, Polícia Militar, Secretário Municipal de Segurança, Osório Jácome, e o comandante da Guarda Municipal, Franklin Roosevel.

Uma das reclamações mais contundentes dos representantes da Guarda Municipal foi a falta da renovação de suas vestimentas de trabalho nos últimos anos. Em algumas ocasiões, os funcionários não são identificados corretamente devido a ausência de fardamento em condições de uso.

Para isso, o vereador Aroldo Alves já possui um projeto em andamento na Câmara Municipal que dispõe sobre a obrigatoriedade da aquisição anual de fardamento apropriado tanto para os integrantes da Guarda Municipal, como também para os agentes de trânsito e segurança patrimonial. O projeto já passou por todas as comissões, falta apenas ser aprovado no plenário e pelo prefeito Carlos Eduardo.


Fonte: Novo Jornal.

Nenhum comentário: