terça-feira, 15 de março de 2016

Oito homens são detidos e 99 aves resgatadas em operação conjunta da GMN, Semurb e Deprema

No total foi contabilizada 21 espécies de aves resgatadas
Agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) em conjunto com policiais da Delegacia Especializada em Proteção Ambiental (Deprema) e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizaram na manhã do domingo (13) uma operação de combate ao comércio ilegal de animais silvestre na feira livre do bairro de Cidade da Esperança, zona Oeste da capital. A operação resultou na prisão de oito suspeitos e no resgate de 99 aves que estavam sendo comercializadas na feira.

A ação dos agentes foi rápida e impossibilitou a fuga dos acusados de comércio ilegal e maus tratos de animais silvestres. Nesse sentido, antes da operação ser deflagrada guardas municipais velados se infiltraram na feira livre, o que resultou na prisão de um dos fornecedores que sempre conseguia escapar em ações anteriores. “Somente com esse suspeito conseguimos resgatar 30 aves. Informações dão conta que ele fornece as aves aqui em Natal e reside no município de Canguaretama”, explicou o guarda municipal Orestes.

Gaiolas apreendidas devem ser destruídas
As 99 aves resgatadas na operação estão distribuídas em 21 espécies diferentes. Na avaliação dos guardas municipais foram apreendidos Galos-de-Campina, Sibites, Anumarás, Azulões, Bigodinhos, Golinhas, Sabiás-laranjeiras, Baianos, Xexeu-bananeira, Xexeu-bico-de-osso, Sanhaçu-cinzentos, Sabiá-de-praia, Tuim, Canários-da-terra, Periquito-da-Caatinga, Caboclinho, Curiós, Guratãs-da-paraíba, Pintassilgo, Trincas-ferro e Sabiás-da-bahia.

Os acusados de crime ambiental foram conduzidos a Deprema e se condenados, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), podem pegar detenção de seis meses a um ano e multa. Todas as gaiolas e viajantes utilizados para o confinamento dos pássaros devem ser destruídos pelos guardas municipais e as aves, após avaliação clínica, vão ser libertadas na natureza.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: