sexta-feira, 22 de abril de 2016

GMN e Semurb embargam aterramento em área de mangue e apreendem caminhão

Área fica situada na margem do km 06 no bairro de Felipe Camarão
Uma ação conjunta envolvendo a Guarda Municipal do Natal (GMN) e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) possibilitou a apreensão de um caminhão e o embargo de um aterramento ilegal que estava sendo realizado em área de mangue situada as margens do km 06, no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. No local, os guardas municipais detiveram o motorista do caminhão que foi notificado e autuado pelos fiscais ambientais.

De acordo com a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria, a ação foi fruto de uma denúncia registrada como crime ambiental em terreno pertencente à área de mangue que circunda o Rio Potengi. Ela informou que o trabalho ilegal de aterramento já havia sido iniciado e uma parte do terreno se encontrava preenchido com material de descarga. “É preciso que o cidadão saiba que esse local é área de preservação protegido por lei e qualquer intervenção requer autorização do órgão competente, do contrário será considerado crime ambiental passivo de pena de detenção de um a três anos e multa”, alertou a coordenadora.

No momento da abordagem os guardas municipais evitaram mais uma descarga de material no terreno, já que o caminhão apreendido na ação estava com a caçamba cheia de entulho que iria ser depositado na área. O local faz parte da zona de proteção ambiental 08 que foi criada com o objetivo específico de proteger o ecossistema de manguezal e estuário dos rios Potengi e Jundiaí por serem considerados naturalmente frágeis contra as intervenções humanas. A ZPA 08 tem 2.209,70 hectares e representa 13,11% da superfície territorial da capital potiguar. A área é constituída quase em sua plenitude por manguezal, além de resquícios de mata atlântica.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: