sexta-feira, 8 de abril de 2016

Operação da Guarda Municipal, Semurb, Semsur e Polícia Civil resgata 169 aves e prende nove homens na Zona Norte

Pássaros foram resgatados em feira livre e em uma residência
Uma operação conjunta envolvendo a Guarda Municipal do Natal (GMN), a Polícia Civil e as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semurb) e de Serviços Urbanos (Semsur) resultou na apreensão de 169 pássaros, sendo 107 que estavam sendo comercializados na manhã desta sexta-feira (08) na feira livre do Parque dos Coqueiros e outras 62 aves que estavam em cativeiro numa casa situada no Conjunto Vale Dourado, na zona Norte de Natal. No momento da ação nove homens foram detidos sob acusação de comércio ilegal de aves silvestres.

Nove homens foram detidos na operação
Antes da operação ser deflagrada foi realizada uma investigação por parte do Núcleo de Inteligência (NIT) da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) no sentido de identificar as pessoas que estavam cometendo o delito. Nesse sentido, os guardas municipais do Grupamento de Ação Ambiental da GMN e policiais civis se misturam com os frequentadores da feira livre e conseguiram com a ação deter os nove homens envolvidos no crime. O trabalho de investigação também conseguiu identificar uma casa onde outros 62 pássaros estavam presos em viajantes e gaiolas.

Aves vão ser soltas em área de proteção ambiental e gaiolas serão destruídas
As espécies das aves resgatadas são das mais variadas como azulão, galo de campina, golinha, papa-capim e outros. Os pássaros foram levados para o Ibama e após uma análise das condições físicas serão devolvidos natureza, sendo os mesmo soltos em áreas de preservação ambiental situadas na Grande Natal. Já os nove homens presos foram conduzido à Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) e vão responder por crime ambiental podendo pegar detenção de seis meses a um ano e multa. Todas as gaiolas e viajantes utilizados para o confinamento dos pássaros devem ser destruídos.

A operação vai ser continuada e outras feiras livres realizadas na capital serão alvos da ação no sentido de evitar o comércio ilegal de aves na capital potiguar.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: