quarta-feira, 6 de abril de 2016

Semente Cidadã comemora 7 anos promovendo cidadania na Zona Norte

Prosemc atende cerca de 180 crianças 
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) comemorou na tarde dessa terça-feira (05) o aniversário de sete anos das ações de segurança preventiva com foco no fortalecimento da cultura de paz e cidadania promovidas pela Prefeitura por meio do Programa Semente Cidadã (Prosemc), que atende com atividades sociais cerca de 180 crianças e adolescentes residentes na zona Norte de Natal. A festividade aconteceu nas instalações do Ginásio Poliesportivo Nélio Dias e reuniu o titular da Semdes, Daniel Bandeira, e o comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) representado pelo subcomandante de Segurança, Alberfran Grilo.

O evento foi aberto pela orquestra de violões composta por crianças beneficiadas pelas ações socioeducativas do Programa Semente Cidadã. Foi tocado o Hino Nacional Brasileiro e outras canções populares que animaram os pais, alunos, instrutores e a comunidade que se fez presente na comemoração. As crianças, que iniciaram o aprendizado de música por meio da equipe de instrutores do Prosemc, puderam demonstrar as habilidades adquiridas fortalecendo o contato com público que aprovou a apresentação cultural.

Secretário da Semdes, Daniel Bandeira, ressaltou a importância do Prosemc
O secretário da Semdes, Daniel Bandeira, parabenizou o trabalho e ressaltou a importância das ações de segurança preventiva como medida de zelar pela cidadania. “A Guarda Municipal esta de parabéns e seu trabalho tem que ser reconhecido, isso faz com que cada vez mais queiramos honrar essa confiança que vocês estão nos dando. O trabalho social, educativo, cultural e esportivo feito pelo Programa Semente Cidadã é de suma importância e deve continuar assim contribuindo para melhoria da nossa sociedade”, exaltou.

Já o coordenador Geral do Prosemc, Alexandre Melo, focou sua fala no papel educativo realizado no programa e na relevância da proximidade das famílias dentro das atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes. “O Programa Semente Cidadã tem um importante papel para a sociedade, visto que, a educação é a base para melhoria de tudo, mas também é necessária a participação das famílias junto ao poder público para alcançar uma sociedade equilibrada e justa”, alertou. 
Momento reuniu alunos e famílias

A festividade foi finalizada com um lanche coletivo e o depoimento de pais de alunos matriculados nas atividades do Prosemc, onde foi ressaltado pelas famílias a importância das ações na formação dos seus filhos.

Semente Cidadã

O Programa trata-se de uma ação comunitária realizada pela Prefeitura do Natal por meio Semdes e tem como agente propagador o corpo técnico da Guarda Municipal do Natal (GMN). O objetivo primordial do Prosemc é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

O Semente Cidadã vem sendo conduzido por profissionais da GMN desde 2009. A ação social de segurança preventiva atende crianças e adolescentes com idade entre 08 e 16 anos, e é referência e modelo para outras práticas socioeducativas.

Nenhum comentário: