sexta-feira, 10 de junho de 2016

Crianças do projeto Amana participam de aula-passeio pelo estuário do Rio Potengi

Passeio atendeu 45 crianças do projeto Amana
O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) encerrou na manhã desta quinta-feira (09), as atividades da Semana do Meio Ambiente com uma aula ecológica sobre o estuário do Rio Potengi. O passeio pedagógico foi realizado no Barco Escola Chama-Maré e 45 crianças beneficiadas pelo projeto de segurança preventiva da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) participaram do momento.

A aula-passeio teve saída do Iate Clube de Natal e percorreu o Forte dos Reis Magos, Boca da Barra, Redinha, Cemitério dos Ingleses, Gamboa Jaguaribe, Ponte Ferroviária do Igapó, Base Naval, Porto de Natal, sendo finalizado no local inicial de embarque. Durante cerca de 1h30 de passeio, as crianças puderam conhecer elementos da fauna e da flora do Rio Potengi, com destaque para a vegetação de mangue e sua importância para a harmonia da vida marinha.
Informações sobre o estuário do Rio Potengi foram repassadas para as crianças
Os instrutores passaram informações importantes ligadas a educação ambiental e a paisagem urbana de Natal, que pode ser admirada no decorrer da aula-passeio. No momento foram informados sobre os monumentos históricos e naturais da capital potiguar, como também a importância de se preservar o Rio Potengi e sobre os danos causados ao meio ambiente por falta do saneamento básico.

Segundo o guarda municipal e coordenador do projeto Amana, Marconi Lucas, o passeio reforça de maneira lúdica as instruções sobre cidadania e educação ambiental repassadas ao longo do ano pela equipe de instrutores da Guarda Municipal do Natal (GMN), que são responsáveis pela operação do projeto social. “É um momento em que as criança podem ampliar seus conhecimentos na área ambiental e fortalecer a consciência e a formação da cidadania, que são bases para que o agente mirim ambiental cresça e se torne um cidadão ambientalmente responsável”, disse.

Aula-Passeio reforça instruções realizadas no Amana
Amana

O projeto Amana é um projeto de segurança preventiva criado em novembro de 2013 e mantido pela Prefeitura do Natal através da Semdes. A ação social atende 60 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos. Elas foram selecionadas obedecendo aos critérios de se encontrarem em risco social urgente, não estar participando de nenhum outro projeto e de residirem nas adjacências do Parque da Cidade do Natal.

As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: