sábado, 4 de junho de 2016

Pesquisas produzidas pelas crianças do Amana são apresentadas na Semana do Meio Ambiente

Crianças explicaram os trabalhos aos visitantes
As crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operacionalizado pela Guarda Municipal, estão participando ativamente das atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Nesta quinta-feira (02), os meninos exibiram maquetes de cidades ecologicamente corretas numa mostra voltada para as pessoas que visitam o pátio da Semurb, onde está ocorrendo uma feira de ecoprodutos.

Os trabalhos produzidos apresentam informações de preservação do meio ambiente, aproveitamento do lixo reciclável e a forma viável para o descarte de resíduos sólidos. As maquetes mostram a importância das estações de tratamento de esgoto e outras maneiras individuais empregadas na conduta de cada cidadão, que fortalecem as políticas de manejo e cuidado com os recursos naturais, principalmente com o uso consciente da água. Os trabalhos focam também nos problemas ambientais e de saúde pública ocasionados pela ausência de saneamento básico.

Os visitantes recebem as explicações diretamente das crianças do Amana, que foram orientadas pela equipe de guardas municipais que trabalham na instrução das atividades pedagógicas de cidadania, que são repassadas regularmente para os 60 meninos e meninas beneficiados com o projeto de segurança preventiva. Outro ponto da apresentação são os cartazes produzidos abordando a temática do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, resultado de pesquisas realizadas pelas crianças do Amana.

Segundo o secretário da Semdes, Daniel Bandeira, o trabalho social de segurança preventiva realizado pela Prefeitura por meio da Semdes vem surtindo enorme efeito na formação cidadã das crianças atendidas pelo projeto Amana. “Os trabalhos apresentados durante a Semana do Meio Ambiente mostram o conhecimento ambiental que essas crianças vêm adquirindo por meio das instruções fornecidas no projeto e com isso podemos ver a importância dessa ação social, que acima de tudo educa as crianças”, comentou.

No decorrer da Semana do Meio Ambiente as crianças do Amana também estão participando de diversas atividades e oficinas. Amanhã (03) a programação contempla uma caminhada alusiva ao tema, finalizando com o plantio de mudas na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, situada na zona Norte de Natal.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: