quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Beneficiados pelo Projeto Agentes Jovens de Educação Ambiental realizam passeio no Chama-maré

Projeto atende crianças e adolescentes entre 12 e 16 anos
O Projeto Agentes Jovens de Educação Ambiental, Meio Ambiente e Saúde realizou nessa terça-feira (30), uma aula ecológica sobre o estuário do Rio Potengi. O passeio pedagógico foi realizado no Barco Escola Chama-Maré e contou com a participação de 50 adolescentes beneficiados pelo projeto de segurança preventiva mantido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Guarda Municipal do Natal (GMN), UFRN, Idema, Semurb, SMS e o Museu Câmara Cascudo.

A aula-passeio teve saída do Iate Clube de Natal e percorreu o Forte dos Reis Magos, Boca da Barra, Redinha, Cemitério dos Ingleses, Gamboa Jaguaribe, Ponte Ferroviária do Igapó, Base Naval, Porto de Natal, sendo finalizado no local inicial de embarque. Durante cerca de 1h30 de passeio, as crianças puderam conhecer elementos da fauna e da flora do Rio Potengi, com destaque para a vegetação de mangue e sua importância para a harmonia da vida marinha.


Os instrutores passaram informações importantes ligadas a educação ambiental e a paisagem urbana de Natal, que pode ser admirada no decorrer da aula-passeio. No momento foram informados sobre os monumentos históricos e naturais da capital potiguar, como também a importância de se preservar o Rio Potengi e sobre os danos causados ao meio ambiente por falta do saneamento básico.


O Projeto Agentes Jovens de Educação Ambiental, Meio Ambiente e Saúde trabalha a capacitação teórica e prática para adolescentes e jovens de 12 a 16 anos, promovendo atividades que não configuram trabalho, mas que possibilitam a permanência do jovem no sistema de ensino com uma formação cidadã. O plano é habilitar o jovem para atuar em suas comunidades, sensibilizando e mobilizando no intuito de transformar sua realidade positivamente. As atividades são desenvolvidas no contra turno escolar.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

Nenhum comentário: