terça-feira, 27 de setembro de 2016

Crianças do Programa Semente Cidadã passam a receber aulas de defesa pessoal

Defesa Pessoal é mais uma das modalidades oferecidas as crianças do Semente Cidadã
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou nesta terça-feira (27), atividades de artes marciais com aulas de defesa pessoal para as crianças matriculadas no Programa Semente Cidadã (Prosemc). A iniciativa amplia as ações de segurança preventiva realizadas regularmente pela Prefeitura beneficiando diversas crianças carentes residentes na zona Norte da capital.

As aulas passam a ser realizadas duas vezes por semana, sempre nas terças e quartas-feiras, na Academia de Defesa Pessoal da GMN. As instruções são ministradas pelo guarda municipal e faixa preta em jiu-jitsu, Djailton Xavier. Na primeira aula as crianças tiveram os primeiros contatos com o tatame, participaram de atividades de alongamento e receberam instruções iniciais sobre a luta.

Crianças aprendem noções de defesa pessoal e de cidadania
O comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou que o trabalho esportivo realizado com as crianças tem foco na educação, no fortalecimento da cidadania e na formação de uma consciência de respeito às regras e as leis que mantêm a sociedade harmônica. “A Prefeitura sabe da importância de um projeto de segurança preventiva com crianças. Sabe que esse trabalho diminui a violência e educa o cidadão, sendo essa iniciativa mais uma maneira que a Guarda Municipal utiliza para contribuir com a segurança do natalense”, explicou.

De acordo com o subcomandante de Instrução da GMN, Franklin Roosevelt, a primeira aula motivou bem as crianças que se mostraram atentas aos ensinamentos das técnicas iniciais de defesa pessoal. “A defesa pessoal é mais uma modalidade que estamos implementando no Prosemc, já que as crianças contam com futsal, vôlei, música e outras atividades”, comentou.

Instruções acontecem todas as terças e quartas-feiras
A medida só foi possível com a inauguração da Academia de Defesa Pessoal da GMN inaugurada pela Semdes e o Comando da GMN no último mês de maio. A academia funciona na sede da corporação e direcionada ao ensino e ao aprimoramento da defesa pessoal dos integrantes da instituição. A academia tem foco no condicionamento físico do efetivo em ações que exigem principalmente a contenção e imobilização de suspeito. “É uma iniciativa importante para a corporação que passa a ter a disponibilidade de se aprimorar com as técnicas de defesa pessoal, como também tem a opção de atividade para as crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais que são operados por guardas municipais”, concluiu o comandante Michel.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: