terça-feira, 25 de outubro de 2016

GMN e Semurb resgatam 16 aves mantidas em cativeiro no bairro da Redinha

Pássaros estavam em duas casas situadas no bairro da Redinha, em Natal
Ação conjunta da Guarda Municipal do Natal (GMN) juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) resgatou na última terça-feira (20), 16 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiros em duas residências, situadas no bairro da Redinha, na zona Norte da capital.

Na ocasião, os guardas municipais e os fiscais ambientais encontraram pássaros das espécies Galo de Campina, Golinha, Patativa, Pêgas e outras. A lei de crimes ambientais tipifica que o tráfico e o comércio ilegal de espécies da fauna silvestre é crime, podendo o transgressor ser punido com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa por crime ambiental de tráfico, que corresponde a R$ 500 por cada ave e se o animal for ameaçado de extinção, o valor sobe para R$ 5mil.

Aves apreendidas vão passar por avaliação e serem devolvidas a natureza
Os responsáveis pela posse ilegal dos pássaros foram identificados pelas guarnições e eles optaram por fazer a entrega voluntária de todas as aves mantidas presas no local. Os guardas municipais explicaram as determinações e punições regidas pela lei de crimes ambientais para o caso específico.

As aves foram apreendidas e levadas ao setor competente da Semurb onde passarão por avaliação médica-veterinária e em seguida devolvidas ao seu habitat natural. As equipes atenderam a denúncia realizada via telefone 162, da Ouvidoria do Município.  


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: