terça-feira, 4 de outubro de 2016

Guardas municipais vão ser aperfeiçoados em Curso de Qualificação em Segurança Pública

Capacitação é direcionada a manutenção do porte de arma de fogo dos guardas
A capacitação de mais 40 guardas municipais no Curso de Qualificação Anual da Guarda Municipal do Natal (GMN) está preparada para iniciar na próxima terça-feira (11). As instruções promovidas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e pelo Comando da GMN têm o objetivo de manter o porte de arma de fogo da instituição e a capacitação técnicas dos agentes de acordo com o serviço de segurança pública exercido pelo efetivo.

O comandante da GMN, Michel Dantas, explicou que a maior parte da capacitação é direcionada ao manuseio e utilização da arma de fogo de maneira segura e eficiente. O comandante ressaltou que todo o efetivo passa regulamente pelo curso de aperfeiçoamento, além de ser submetido a cada dois anos a exame psicológico no sentido de avaliar as condições de portar e utilizar o armamento letal. “Temos essa preocupação de que o guarda municipal esteja sempre preparado para agir dentro dos padrões de segurança exigidos pela profissão de risco a qual ele exerce”, comentou.

O curso tem carga horária total de 84h e conta de uma grade curricular com as disciplinas de Técnicas e Procedimentos Operacionais da GMN; Noções de Defesa Pessoal; Manejo, Maneabilidade e Manutenção de Arma de Fogo; Oficina de Instrução Preparatória para Tiro Policial; Condutas e Procedimentos em Estandes de Tiro; Prova Teórica de Arma de Fogo; Prática de Tiro Policial; Atividades da GMN de Caráter Preventivo na Comunidade Escolar e Entorno; e Noções de Direito.

De acordo com o Subcomandante de Instrução e Material da GMN, Franklin Roosevelt, neste ciclo de capacitação foi inserida a disciplina de Comunicação Via Rádio. “É importante lembrar e aperfeiçoar os procedimentos de comunicação, pois a sua eficiência gera mais agilidade no atendimento as ocorrências, como também deixa o profissional de segurança bem informado sobre toda a situação que ele vai se deparar”, explicou.

O curso, com previsão de término para o dia 27 deste mês, faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura do Natal e o Departamento Regional de Polícia Federal do RN, que versa sobre a manutenção do porte de arma de fogo dos integrantes da Guarda Municipal do Natal.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: