terça-feira, 4 de outubro de 2016

RondaS vai levar segurança para as unidades de saúde de Natal

Secretários da Semdes, Daniel Bandeira, da Saúde, Luiz Roberto, e o comandante da GMN, Michel Dantas, apresentaram as novas viaturas do RondaS
As unidades municipais de saúde da capital passam a receber a partir da próxima segunda-feira (10), o serviço de segurança ostensiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) através do programa Ronda da Saúde (RondaS). A ação implantada pela Prefeitura por meio de convênio entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) dispõe de cinco viaturas, seis motocicletas e 31 guardas municipais armados, que serão responsáveis por realizar o patrulhamento preventivo das 82 unidades médicas localizadas nos cinco distritos sanitários da cidade.

Segundo o secretário da Semdes, Daniel Bandeira, o planejamento do patrulhamento foi realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação especifica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um. “Com essa medida pretendemos levar segurança e tranquilidade para usuários, servidores e cidadãos que circulam dentro das unidades de saúde e nas áreas adjacentes”, informou.

Cinco viaturas e seis motocicletas vão ser utilizadas no patrulhamento preventivo
O trabalho vai utilizar de ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. Nesse caso, o comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou a importância da medida no sentido de aplicar ações direcionadas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor. “Nossa missão é inibir totalmente ações delituosas nas unidades de saúde e os registros que vão ser catalogados vai dar maior eficiência as rondas de patrulhamento preventivo realizado pelos guardas municipais”, assegurou.

Os guardas municipais vão patrulhar utilizando ainda um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos, um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias militar e civil, como também outras forças de segurança e defesa social. As viaturas também são equipadas com sistema de GPS, responsável por fornecer em tempo real a localização das guarnições da GMN. “Dessa forma vamos ter as condições necessárias para agir de maneira preventiva inibindo atos criminosos nas unidades de saúde de Natal”, concluiu o comandante Michel Dantas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: