terça-feira, 8 de novembro de 2016

Agente Mirim Ambiental de Natal comemora três anos com passeio ao Parque das Dunas

Secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Natal, Daniel Bandeira, participou do passeio
A Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) comemorou os três anos do projeto de segurança preventiva Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) com um passeio ao Parque das Dunas, onde as crianças atendidas pela ação comunitária puderam participar de atividades lúdicas e aprender mais sobre meio ambiente e cidadania.

Os guardas municipais responsáveis pela coordenação e operação do projeto Amana organizaram um dia especial para as crianças que puderem vir acompanhadas dos pais no sentido de fortalecer os laços familiares. O dia contou com brincadeiras no parque, dinâmicas de grupo e informações sobre a fauna e a flora que habita toda a região do Parque das Dunas. As crianças receberam lancheirinhas comemorativas aos três anos do Amana e foi realizado um piquenique que integrou os instrutores, as crianças e as famílias num momento de descontração.

O secretário da Semdes, Daniel Bandeira, participou do momento e conversou com todos os envolvidos ressaltando a importância do projeto que tem como função principal a contribuição na formação do caráter e na cidadania das crianças atendidas. “Entendemos que segurança se faz com prevenção e o Amana é uma iniciativa importante da Prefeitura que busca levar informação, lazer e cidadania no tempo extraclasse dessas crianças”, comentou.

O projeto Amana é um projeto de segurança preventiva criado em novembro de 2013 e mantido pela Prefeitura do Natal através da Semdes. A ação social atende 60 crianças na faixa etária de 9 a 12 anos. Elas foram selecionadas obedecendo aos critérios de se encontrarem em risco social urgente, não estar participando de nenhum outro projeto e de residirem nas adjacências do Parque da Cidade do Natal.

As crianças são trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.

As crianças também participam de atividades de conscientização da população alertando para várias campanhas sociais existentes, tais como contra a violência doméstica, educação no trânsito, combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, e outras. “O plano é formar cidadãos sustentáveis que possam contribuir positivamente com a sociedade”, concluiu o guarda municipal e coordenador do projeto, Marconi Lucas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: