sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Crianças do Semente Cidadã participam de plantio de árvores na Praça da Bíblia

Várias árvores foram plantadas na área da Praça da Bíblia
Crianças do Programa Semente Cidadã (Prosemc) da Guarda Municipal do Natal (GMN) participaram nessa quinta-feira (24), das atividades do projeto Manhã Cidadã, que teve como foco a limpeza, revitalização e plantio de árvores na Praça da Bíblia, situada na Rua Ilha de Marajó, no bairro Potengi, zona Norte de Natal. A ação social contou com a participação dos profissionais do Programa Saúde da Família do bairro Santarém, além de estudantes e professores da disciplina de Saúde e Cidadania da UFRN.

As atividades iniciaram com a limpeza da área e logo em seguida foram preparados os canteiros e os locais para o plantio das mudas. Cerca de 20 alunos matriculados no Prosemc atuaram no processo de rearborização da Praça da Bíblia, que é um equipamento social importante para os moradores da localidade. A iniciativa também se estendeu ao processo de conscientização da população residente no setor, de maneira que a mesma venha a ter corresponsabilidade com a preservação e manutenção da praça.

Ação fortalece a cidadania das crianças
De acordo com a guarda municipal e instrutora do Prosemc, Eleika Lima, a atividade ajuda a construir nas crianças a consciência de cidadania e de cuidado e preservação do bem público. “É uma forma de fortalecer a responsabilidade social das nossas crianças e dessa maneira contribuir com a formação do futuro cidadão”, disse.

O Programa Semente Cidadã é uma ação comunitária realizada pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e tem como agente propagador o corpo técnico da Guarda Municipal do Natal (GMN). O objetivo primordial do Prosemc é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

O Semente Cidadã é conduzido por profissionais da GMN desde 2009. A ação social de segurança preventiva atende crianças e adolescentes com idade entre 08 e 16 anos, e é referência e modelo para outras práticas socioeducativas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: