quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

GMN resgata 155 pássaros em operação de combate ao comércio ilegal de aves

Operação uniu a GMN, Semurb, Deprema e Cipam
A feira do Carrasco, no bairro do Alecrim, e duas residências situadas no bairro do Bom Pastor, foram alvos de uma operação conjunta realizada na manhã desta quarta-feira (14) pela Guarda Municipal do Natal (GMN), policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e militares da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam). A ação visou combater o comércio ilegal de animais silvestres e resultou no resgate de 155 pássaros e na condução de três homens acusados de crime ambiental.

Os guardas municipais encontraram pássaros em situação crítica de maus tratos, presos em pequenas gaiolas conhecidas popularmente como viajantes. Aves ameaçadas de extinção como o Verdelin e o Anumará foram resgatados, além de outras espécies a exemplo do Cancão, Galo de Campina, Azulão, Golinha, Pega, Concriz, Sanhaçu, Periquito e outros. Também foram apreendidas diversas gaiolas e armadilhas utilizadas na captura das aves.

Pássaros estavam sendo comercializados na feira do Carrasco, no Alecrim
Foi constatado na averiguação dos suspeitos de crime ambiental que um dos homens detidos na operação já era reincidente no mesmo tipo de delito. Foram cinco autuações por comércio ilegal de aves silvestre. "É importante ressaltar que a lei de Crimes Ambientais prevê detenção de seis meses a um ano e multa para quem vende ou expõe a venda, sem a devida permissão legal, aves silvestres”, lembrou a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria.

Todas as gaiolas, viajantes e armadilhas utilizadas no confinamento dos pássaros vão ser destruídas. As aves vão passar por uma avaliação clínica e em seguida devem ser devolvidas ao seu habitat natural.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: