terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Viaturas da Guarda Municipal e Defesa Civil contam com rede de oficinas credenciada para manutenção

Sistema possibilita agilidade na manuteção e assistência técnica das viaturas
Os veículos de patrulhamento e de trabalhos administrativo pertencentes a Guarda Municipal do Natal (GMN) e a Defesa Civil Municipal dispõem agora de serviço regular de manutenção e assistência técnica contratado pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). A iniciativa pioneira na Semdes mantém a frota de viaturas preparada para atender ocorrências no município e evita que os veículos que necessitam de reparos e manutenções periódicas fiquem muito tempo sem utilização aguardando a realização de serviço mecânicos.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, o serviço contratado por meio de carona em licitação é denominado Fitcard e vai custar anualmente R$ 80 mil, que, dependendo da demanda dos serviços, pode ter o valor acrescido ou diminuído em 25%. Em Natal são 30 oficinas mecânicas credenciadas para o atendimento, que pode ser efetivado em qualquer uma das quatro zonas administrativas da capital. “A contratação é importante para que o serviço de segurança pública e de defesa social exercidos pela Guarda Municipal e pela Defesa Civil não sejam minimizados ou interrompidos por falta de viaturas. Neste mês de janeiro dez das nossas viaturas já utilizaram o serviço, que foi feito de maneira rápida e com garantias”, ressaltou o secretário.

O guarda municipal e coordenador do sistema de manutenção veicular da Semdes, Floriano Ferreira, explicou que para realização da manutenção é aberta uma ordem de serviço e o veículo é levado para uma das oficinas mecânicas credenciadas. Nesse caso a oficina emite um orçamento com o valor da mão de obra e das peças necessárias para o reparo. “De posse desse orçamento damos entradas nessas informações no sistema para que outras duas oficinas emitam seus devidos orçamentos. Com as propostas desses três centros mecânicos escolhemos o serviço que possua o melhor custo-benefício para a administração”, relatou.

Os serviços de manutenção mecânica de veículos abrangem também as motocicletas e os quadriciclos que fazem parte da frota da Semdes. O sistema Fitcard é utilizados por órgãos federais, estaduais e municipais da administração pública.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.  

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

GMN detém acusado de roubo e apreende arma de fogo no Bom Pastor

Prisão foi realizada no bairro do Bom Pastor, em Natal
Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) detiveram no final da tarde desse domingo (24) o desempregado Luciclebson Ferreira, 24 anos, acusado de roubo à mão armada. Com o suspeito os guardas municipais encontraram um revólver calibre 32 com seis munições intactas. A prisão foi realizada nas proximidades da Rua Sampaio Correa, no bairro do Bom Pastor.

Revólver calibre 32 estava com o suspeito de roubo
De acordo com o guarda municipal Carlos Andrade, a viatura da GMN realizava patrulhamento na região do Bom Pastor quando foi interceptada por populares, que relataram que tinham sido vítimas de um arrastão praticado por dois homens, que se serviram de bicicletas para empreender fuga.  Após uma varredura na localidade indicada pela população os guardas conseguiram identificar os acusados. “No momento da abordagem um dos suspeitos conseguiu se evadir, provavelmente com o produto do roubo, porém conseguimos deter o outro que estava portando uma arma de fogo carregada”, informou.

Lucicleibson já respondia por crime de homicídio
O suspeito Luciclebson Ferreira foi reconhecido pelas vítimas do roubo e após os guardas municipais averiguarem a ficha do acusado foi identificado que ele já respondia inquérito criminal por prática de homicídio. “No momento da prisão ele deu nome falso e tentou se passar por menor de idade, mas a tentativa não deu certo”, explicou.

O acusado foi conduzido a Delegacia de Plantão Zona Sul aonde foi autuado em flagrante delito por crime de roubo.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.



Mulher tenta atear fogo em casa de acolhimento e é detida pela GMN

Acusada foi detida no bairro de Lagoa Nova
Uma mulher identificada como Carolina de Oliveira Andrade da Silva, 24 anos, foi presa na noite desse domingo (24) acusada de tentar atear fogo no prédio onde funciona o Serviço de Acolhimento Institucional, situado na avenida Miguel Castro, no bairro de Lagoa Nova. A prisão em flagrante foi realizada por agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) que apreenderam com a acusada um galão com combustível utilizado para iniciar a tentativa de incêndio.

Na informação passada por servidores do Serviço de Acolhimento Institucional, já era a segunda iniciativa de incêndio tentada naquele dia por Carolina de Oliveira. Sendo a primeira realizada ainda na manhã do domingo e a segunda na noite e que foi abortada pela ação da Guarda Municipal. “A informação que tivemos é que ela desejava retirar um filho de cinco meses que se encontra internado no local, porém ela é proibida de ver a criança por já ter fugido com a mesma da casa”, explicou o guarda municipal Carlos Andrade.

Na ficha de Carolina de Oliveira foi identificado vários procedimentos de acusação por ameaça e lesão corporal realizada pela suspeita em três casas de acolhimento por onde ela passou. A acusada foi conduzida pelos guardas municipais a Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi autuada em flagrante delito.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Dois cursos do Senasp serão computados no Estágio de Qualificação da GMN

Carga horária vai valer para renovação de porte de arma
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) confirmou nessa sexta-feira (15), por meio do comando da Guarda Municipal do Natal (GMN), que dois cursos da Rede EAD/Senasp do Módulo Academia vão ter suas cargas horárias contabilizadas no Estágio de Qualificação Profissional de 80h determinado no convênio de Cooperação Técnica referente ao porte de arma de fogo dos integrantes da GMN, firmado entre a Prefeitura do Natal e a Polícia Federal. 

Os cursos indicados pelo Comando são “Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial” e “Crimes Ambientais”, cada um com 60h de capacitação. As inscrições foram abertas no último dia 14 e seguem até o dia 21. O guarda municipal interessado em participar da qualificação deve preenche a ficha de inscrição (clique AQUI e confira no BG) e enviar para o email (instrucaoematerial.gmn@gmail.com) do Subcomando de Instrução.  Os cursos serão realizados entre os meses de março e abril deste ano.

Segundo o subcomandante de Instrução, Ariberto Araújo, as vagas são limitadas e terão prioridade os guardas municipais que estão com o registro do porte de arma com datas de vencimento para os meses de abril a setembro próximos, além dos que não se submeteram ao Estágio de Qualificação Profissional no ano de 2015. “O guarda municipal inscrito no curso de pistola não necessitará se submeter a essa capacitação, visto que as horas destinadas ao curso de armas de repetição e de grosso calibre contemplam a quantidade mínima de horas exigidas”, informou.

Outro ponto informado pelo subcomandante Ariberto, é que as horas complementares para alcançar as 80h exigidas no convênio serão realizadas de forma presencial e seguindo o cronograma de disciplinas ministradas pelo corpo docente do Núcleo de Instrução da GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dengue é tema de palestra no Programa Semente Cidadã

Técnicos do Centro de Zoonoses de Natal abordaram o assunto
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), através do Programa Semente Cidadã (Prosemc) levou aos alunos nessa terça-feira (12) uma palestra de enfrentamento e combate ao mosquito transmissor da dengue e suas formas de prevenção.

A palestra foi proferida pela agente de endemias e educadora do Centro de Zoonoses de Natal, Huyliane Souza Nascimento, que levou informações sobre o mosquito transmissor da dengue abordando sua forma de reprodução, consequências e enfermidades transmitidas ao ser humano, como também as formas de combater o ciclo de reprodução do vetor.

A ação faz parte da “Campanha Dengue e Zica, você tem tudo a ver com isso” desenvolvida pelo Centro de Zoonoses da capital. O objetivo da iniciativa do Programa Semente Cidadã é chamar a atenção dos alunos para que eles sejam agentes multiplicadores das informações em casa e ajudem a conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença por meio da eliminação dos criadouros.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Motocicleta com chassi adulterado é apreendida por guardas municipais

Motocicleta ficou presa no pátio de veículos do Detran
Agentes lotados na Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) recuperaram na tarde dessa segunda-feira (11) uma motocicleta que transitava com o número do chassi adulterado. O veículos estava sendo pilotado por um menor de 17 anos, que transitava nas proximidades do Centro Municipal de Educação Infantil José Carlos, no bairro de Igapó.

De acordo com o guarda municipal Alexandre Silva, a guarnição operacional da GMN tinha acabado de finalizar o patrulhamento no CMEI José Carlos e imediações, quando partiu em deslocamento para a Escola Municipal Irmã Arcângela e se deparou com os dois adolescentes trafegando em alta velocidade numa motocicleta. “Quando visualizamos a dupla, eles se mostraram nervosos e partiram rápido na moto, então empreendemos perseguição e conseguimos deter e abordar os dois”, relatou.

No momento da revista, os guardas municipais solicitaram a documentação dos menores e da motocicleta. “Nessa hora eles mostraram uma nota fiscal da moto e quando conferimos a numeração do chassi com o que estava impresso no documento do veículo os números não bateram e constatamos a adulteração”, concluiu o GM Silva.

Os menores foram conduzidos a Delegacia de Polícia do bairro de Santarém para averiguação e a motocicleta foi recolhida ao setor de apreensão de veículos do Detran/RN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com. 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

GMN apreende menor foragido do Ceduc

Apreensão aconteceu no bairro 
de Cidade da Esperança
A Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) apreendeu na noite desse domingo (10) um menor de 17 anos foragido do Ceduc, aonde cumpria medida socioeducativa por prática de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Os guardas municipais efetivaram a apreensão na Rua Rio Grande do Sul, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste da cidade.

De acordo com o guarda municipal Jean Pierre, a viatura da Romu/GMN realizava patrulhamento na região quando se deparou com o menor empurrando uma motocicleta. “Passava das 22h e resolvemos abordar o suspeito, quando identificamos que o mesmo não portava documentos do veículos e nem os de identificação pessoal, mas mesmo assim conseguimos detectar que o suspeito respondia por ato infracional”, relatou.

O menor, que é morador do bairro de Felipe Camarão, foi conduzido a Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi realizado os procedimentos legais, devendo o apreendido cumprir o restante da medida socioeducativa pelo ato infracional ao qual foi responsabilizado.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Casal de turista francês recebe apoio da GMN

Casal de turista francês elogiou trabalho da GMN
A Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) auxiliou no início da noite desse domingo (10) um casal de turista francês que se encontrava perdido trafegando em área que faz limite os bairros do Planalto com o Guarapes, na zona Oeste da capital. O GPS do veículo dos turistas deu pane e a dificuldade de comunicação dos mesmos, que não falavam o idioma português, possibilitou que eles ficassem rondando aquela região sem encontrar o caminho do hotel onde estavam hospedados no bairro de Ponta Negra.

Segundo o supervisor e coordenador da Rope/GMN, Bruno Tavares, a viatura da Guarda Municipal fazia patrulhamento na região dos bairros Planalto e Guarapes no intuito de identificar uma dupla de homens que estava utilizando uma motocicleta em assaltos naquela região. “A equipe estava em deslocamento pelo setor da comunidade de Leningrado, onde é comum encontrar desmanche de automóveis, quando se deparou com o casal perdido, então foi dado o apoio necessário”, contou.

Os guardas municipais se comunicaram com casal de turistas e conseguiu identificar o endereço do hotel onde os mesmo estavam hospedados. Nesse sentido, a viatura da GMN conduziu o casal ao local informado no bairro de Ponta Negra. “A equipe foi muito elogiada pelos turistas, e o mais importante foi que evitamos uma possibilidade de assalto ou qualquer outro ato de violência contra o casal”, concluiu o supervisor Bruno.

A Rope/GMN atua regularmente de segunda a sexta-feira na proteção comunidade escolar e nos finais de semana e feriados as equipes de patrulhamento agem no cuidado do patrimônio público das unidades escolares.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

GMN intensifica patrulhamento preventivo no Parque da Cidade do Natal

Suspeitos estão passando por averiguação

A Guarda Municipal do Natal (GMN) por meio do Grupamento de Ação Ambiental (GAMM) intensificou o serviço de patrulhamento nos arredores do Parque da Cidade do Natal. Os guardas municipais estão abordando e identificando suspeitos durante o dia e início da noite na intenção de prevenir roubos e furtos as pessoas que utilizam a Zona de Proteção Ambiental para praticar atividades físicas.

Nesta semana dezenas de suspeitos foram abordados e identificados pelas equipes operacionais do GAAM/GMN. De acordo com o subcomandante do GAAM, Alexsandro Sales, ainda na segunda-feira (04) a noite foi abordado um suspeito que cumpria pena por formação de quadrilha. “Os guardas municipais estão atentos e o trabalho de segurança ostensiva vem sendo realizado cotidianamente”, informou.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Guarda Municipal garante segurança da inauguração do Mercado Modelo das Rocas

Segurança contou com patrulhamento em viaturas e a pé
A Guarda Municipal do Natal (GMN) foi responsável pela segurança das autoridades e da população que se fez presente na inauguração do Mercado Modelo das Rocas, que aconteceu na noite da terça-feira (05). O equipamento público foi inaugurado pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e contou com a participação do ministro do Turismo, Henrique Alves, e dos senadores Garibaldi Alves e Fátima Bezerra, entre outras autoridades civis e militares.

A atuação da GMN contou com três equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e uma da supervisão, totalizando 16 guardas municipais. Horas antes do início do evento os guardas realizaram patrulhamento completo nas imediações do Mercado Modelo das Rocas. Cerca de 50 pessoas encontradas em atitude suspeita foram abordadas e realizada a revista pessoal na intenção de encontrar armas e identificar possíveis foragidos da justiça.

Guardas municipais realizaram abordagem a suspeitos
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Osório Jácome, se fez presente e informou que a determinação para as equipes foi dada no sentido de garantir a ordem e a tranquilidade do evento durante a inauguração e na festa que foi realizada após a entrega do equipamento público. “A coordenação da Ronda Ostensiva da GMN fez um trabalho sério e bem planejado, que garantiu a tranquilidade de toda a programação de inauguração”, ressaltou.

O comandante da GMN, Flávio Vieira, ressaltou a importância do efetivo no evento, pontuando o trabalho preventivo e ostensivo realizado antes, durante e ao término da festividade. “Com o serviço de segurança realizado conseguimos concluir a missão sem nenhuma ocorrência grave, e isso se deu pela maneira habilidosa que os guardas municipais atuaram, levando em consideração a área de atuação e a legalidade das ações”, concluiu.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Comando da GMN trata de renovação de convênio com a Polícia Federal

Na oportunidade foram renovados 81 portes de arma de fogo da GMN
O comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) participou nessa terça-feira (05) de uma reunião no Departamento de Polícia Federal do RN (DPF) onde foi tratado assuntos relacionados a renovação do Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura do Natal e DPF/RN. O documento vence no próximo mês de abril e trata dos procedimentos referentes ao porte de arma de fogo dos integrantes da GMN.

Na ocasião, o comandante da GMN, Flávio Vieira, informou ao Delegado da PF, Darlan Carlos, que no novo documento do convênio, irá propor, por meio da assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), algumas alterações importantes nos pontos que tratam do porte provisório de arma de fogo e no estágio anual de 80h de qualificação.  “A proposta apresentada pela Semdes e pelo Comando da GMN não recebeu restrições da Polícia Federal e em breve iremos compartilhar com a corporação essas novas diretrizes”, informou o comandante.

Reunião aconteceu na sede da PF em Natal
Já no tocante a liberação de novos portes, o Comando saiu da reunião com a autorização da PF para expedição de mais 81 portes de arma de fogo. Outros 46 devem ser enviados para análise ainda nesta semana. “Com as autorizações estaremos até o final da próxima semana emitindo as carteiras funcionais com a renovação e ampliando o efetivo para patrulhamento”, garantiu o subcomandante de Instrução da GMN, Ariberto Araújo.

De acordo com o subcomandante de Segurança da GMN, Franklin Roosevelt, a reunião serviu ainda para esclarecer questões pertinentes ao curso de pistola 380, destinação de cápsulas vazias de munições utilizadas nos treinamentos dos guardas municipais e sobre o novo modelo de carteira funcional confeccionada em papel moeda.

O Comando da GMN considerou a reunião significativa e positiva. “O encontro representou a possibilidade de encaminhamentos inéditos para a manutenção do porte de arma e das relações institucionais entre a GMN e o Departamento de Polícia Federal do RN”, concluiu o comandante Flávio.

A reunião contou ainda com a participação do delegado da PF, Luiz Flávio, e de técnicos da instituição, além do instrutor de tiro prático e membro da Ouvidoria da GMN, Souza Filho.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Conselho de Segurança Pública e Defesa Social de Natal é regulamentado

O Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Comsemdes) teve regulamentação publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira (04). O órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tem o objetivo de elaborar a política de segurança pública a ser empregada no âmbito da capital, sendo ele uma entidade permanente apta a deliberar, formular e controlar as medidas e técnicas utilizadas no combate e redução a violência no município.

De acordo com o secretário da Semdes, Osório Jácome, a iniciativa é mais uma ferramenta utilizada pela gestão municipal no intuito de reforçar o planejamento técnico voltado para ações integradas de preservação da ordem pública com foco na prevenção e repressão qualificada de atos de violência. “O Comsemdes integra representações dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além dos conselhos comunitários, que juntos vão pensar segurança pública e formular um plano técnico que garanta tranquilidade à população de Natal”, explicou.

O Comsemdes conta com participantes das secretarias municipais de Segurança Pública, Assistência Social, Meio Ambiente e Urbanismo, e Educação. Também fazem parte da entidade a Câmara Municipal, o Ministério Público Estadual, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Guarda Municipal do Natal, a Federação dos Conselhos Comunitários de Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato Estadual de Guardas Municipais (Sindguardas).



O órgão é presidido pelo chefe do Poder Executivo Municipal e tem como vice-presidente o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Todas as sessões realizadas pela entidade serão de caráter público e precedidas de ampla divulgação. Outro ponto importante é que os recursos financeiros para implantação e manutenção do Comsemdes estão previstos no orçamento do município, fornecendo ao órgão dotação orçamentária própria. “É um passo positivo para Natal e, principalmente para a sociedade que é a maior beneficiada com o Comsemdes”, concluiu o secretário Osório Jácome.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.