quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ronda de Proteção Escolar da GMN é apresentada durante encontro de Segurança e Educação

Quadro demonstrativo de armas brancas apreendidas pelo Rope/GMN
O trabalho de segurança preventiva desenvolvido pela Prefeitura por meio da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) foi destacado nessa quarta-feira (27), durante um encontro que discutiu políticas públicas integradas de segurança e educação. O momento reuniu, na Escola de Governo, em Natal, gestores estaduais e municipais de segurança pública, além de diretores de escolas públicas e estudiosos da área.

Na oportunidade, o Comando da Guarda Municipal do Natal montou um estande divulgando o serviço de policiamento de proximidade, que desde 2014 vem sendo efetivado pelo Rope nas escolas municipais da capital. Um quadro foi montando para exemplificar os tipos de armas brancas apreendidas pelos guardas municipais nas escolas e adjacências das unidades pedagógicas. São facas, punhais, canivetes, tesouras, simulacros de arma de fogo, material para consumo de entorpecentes e até mesmo bombas de fabricação caseira.

Comandante da GMN, Michel Dantas, concedeu entrevista informando sobre o Rope
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Daniel Bandeira, fez parte da mesa de autoridades presentes no evento e enfatizou a importância de proporcionar um ambiente escolar seguro, onde a imagem do operador de segurança pública tenha o respaldo dos estudantes, professores, gestores e servidores da educação. “A Prefeitura de Natal tem essa preocupação e o Rope é esse braço do policiamento de proximidade totalmente direcionado para a comunidade escolar”, comentou.

O comandante da GMN, Michel Dantas, informou que todas as 145 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Natal são cobertos diariamente pelo patrulhamento realizado pelos guardas municipais do Rope. “Esse trabalho já é responsável pela diminuição nos índices de arrombamentos e de violência praticada dentro das escolas municipais”, ressaltou.

Já o coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, explicou que a ação empregada vai além das rondas de segurança realizads no início da criação do grupamento. “Atualmente os guardas municipais também dão palestras nas escolas, fazem a segurança dos eventos escolares, interagem com as crianças dos CMEIs que podem conhecer e tocar nos nossos equipamentos e viaturas, criando com isso uma proximidade e amizade. Hoje as crianças nas escolas fazem questão de cumprimentar o guarda municipal”, relatou.

O evento foi concluído com o compromisso dos participantes em promover cada vez mais a cooperação entre segurança e educação por meio de políticas públicas de integração.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


terça-feira, 26 de julho de 2016

Comandante da GMN participa de entrevista no programa Diálogo Plural da Band

O comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Michel Dantas, participou do Programa Diálogo Plural exibido no dia 23/07/2016 na BAND NATAL cujo tema foi "Segurança Pública".




Contato: assecomgmn@hotmail.com


sábado, 23 de julho de 2016

GMN reforça segurança em unidades de saúde do município

Patrulhamento é mais intenso nas maiores unidades de saúde do município
As unidades de saúde do município ganharam reforço do patrulhamento ostensivo realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) devido o aumento do movimento de pacientes ocasionado pela redução do atendimento prestado nos hospitais estaduais com a greve dos vigilantes que prestam serviço nesses locais. A medida foi tomada pelo Comando da GMN para garantir a segurança da população evitando roubos e furtos nas imediações dos postos de saúde municipais.


O patrulhamento vem sendo intensificado principalmente no Hospital Municipal e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pela prefeitura da capital. Os guardas municipais realizam ponto base e fazem ronda nos principais acessos. O trabalho abrange unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Natal. “Com a presença da Guarda o cidadão e a equipe médica se sentem seguros no atendimento e na prestação do serviço de saúde pública”, comentou o comandante da GMN, Michel Dantas.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Atuação da GMN é discutida em encontro de secretários de segurança de Natal e Aracaju

Segurança pública foi o tema discutido pelos gestores das duas capitais
O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Daniel Bandeira, recebeu na tarde dessa quinta-feira (21), a visita da secretária de Defesa Social e Cidadania de Aracaju-SE, Georlize Teles. A visita teve o objetivo de conhecer o funcionamento e a atuação da Guarda Municipal do Natal (GMN) e os programas e projetos executados na área de segurança pública pela Prefeitura.

Na oportunidade, o secretário Daniel Bandeira explicou sobre os projetos de segurança preventiva operados pela GMN. No caso, o Programa Semente Cidadã, que atende cerca de 180 crianças e adolescentes na zona Norte, e o Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), beneficiando 60 crianças do bairro de Cidade Nova. As duas ações tem como foco a inserção das crianças e adolescentes em atividades socioeducativas, no intuito de alcançar resultados efetivos na prevenção da violência e da criminalidade.
Secretário da Semdes, Daniel Bandeira, explicou atuação do município

Outra medida preventiva explanada na reunião foi à atuação da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal (Rope/GMN), que trabalha a prevenção no enfrentamento às drogas e a redução dos crimes nas escolas da rede municipal e que vem contribuindo para a segurança da comunidade escolar da capital.


O encontro que contou com a participação do comandante da GMN, Michel Dantas, abordou ainda o sistema de videomonitoramento de câmeras de Natal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), a regulamentação e adequação dos municípios em relação ao Estatuto Nacional das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), e os convênios firmados com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a exemplo do programa Crack é Possível Vencer.

Durante a visita, a secretária, Georlize Teles, ainda conheceu a sede da Guarda Municipal situada na zona Norte de Natal. Na ocasião, comandante Michel Dantas mostrou as instalações da sede administrativa e operacional, como sala de instrução, armaria, academia de defesa pessoal e musculação, e demais setores.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Marcha da Família contou com segurança dos agentes da Guarda Municipal do Natal

Todo o percurso foi acompanhado por agentes da Guarda Municipal do Natal
A Guarda Municipal do Natal (GMN) realizou no sábado (16) a segurança dos cidadãos que acompanharam a Marcha da Família, organizada pela Igreja Internacional da Graça de Deus. O movimento reuniu centenas de pessoas que saíram em caminhada da Avenida Deodoro da Fonseca até a Praça da Bíblia, situadas na Praia do Meio.

Guardas municipais aturam a pé e em viaturas
O cortejo foi acompanhado por guardas municipais em viaturas e no patrulhamento ostensivo a pé. Todo o percurso e a finalização do evento com a realização de um culto de oração direcionado as famílias foi realizado com a presença de um efetivo de agentes da GMN, que atuou de maneira a manter seguro e sem nenhum tipo de ocorrência a Marcha.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Adolescentes do Semente Cidadã participam de aula ambiental no Rio Potengi

Equipe de instrutores e alunos do Prosemc participaram da aula passeio
O Programa Semente Cidadã (Prosemc) realizou no sábado (16), uma aula ecológica sobre o estuário do Rio Potengi. O passeio pedagógico foi realizado no Barco Escola Chama-Maré e 50 adolescentes beneficiados pelo projeto de segurança preventiva da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) participaram do momento.

A aula-passeio teve saída do Iate Clube de Natal e percorreu o Forte dos Reis Magos, Boca da Barra, Redinha, Cemitério dos Ingleses, Gamboa Jaguaribe, Ponte Ferroviária do Igapó, Base Naval, Porto de Natal, sendo finalizado no local inicial de embarque. Durante cerca de 1h30 de passeio, as crianças puderam conhecer elementos da fauna e da flora do Rio Potengi, com destaque para a vegetação de mangue e sua importância para a harmonia da vida marinha.
Informações da fauna e da flora da localidades foram repassadas para os adolescentes
Os instrutores passaram informações importantes ligadas a educação ambiental e a paisagem urbana de Natal, que pode ser admirada no decorrer da aula-passeio. No momento foram informados sobre os monumentos históricos e naturais da capital potiguar, como também a importância de se preservar o Rio Potengi e sobre os danos causados ao meio ambiente por falta do saneamento básico.

Segundo o guarda municipal e coordenador de meio ambiente do Prosemc, Elias Cordeiro, a aula teve o objetivo de trazer aos alunos uma reflexão critica a respeito das questões ambientais no estuário do Rio Potengi. “Com isso promovemos nos adolescentes a conscientização de preservar e conservar a natureza, além de proporcionar uma ótima visão da cidade de Natal vista a partir do rio Potengi”, comentou.

Vídeo Da Aula Passeio:

Link: Aula Passeio Prosemc Barco Escola Chama-maré


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Acusado de agredir esposa é detido por guardas da Ronda Ostensiva da GMN

Moisés Nunes foi detido em flagrante
Um homem identificado como Moisés Nunes da Silva foi detido na noite do último sábado (09) por guardas municipais lotados na Ronda Ostensiva Municipal da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN). O suspeito foi preso sob acusação de agredir a esposa. O genro da vítima pediu socorro à guarnição de patrulhamento da GMN quando a mesma transitava pela Rua Pantanal, bairro Planalto, em Natal.

De acordo com a vítima, o suspeito estava a ameaçando com uma faca e desferiu agressões como empurrões e chutes. Os guardas municipais solicitaram a autorização da proprietária da residência, entraram no local, abordaram e deram voz de prisão ao acusado pelas agressões. O mesmo foi conduzido pelos guardas municipais a Delegacia de Plantão Zona Sul onde foi efetivado o auto de prisão em flagrante de acordo com o que determina a Lei Maria da Penha.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.



terça-feira, 12 de julho de 2016

GMN garante segurança para cumprimento de demolição de muro erguido em área pública

Guardas municipais garantiram segurança para o cumprimento da demolição
Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) atuaram em conjunto com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) na demolição de um muro construído cercando uma área pública na Rua Tocatineia, no bairro Pajuçara, zona Norte da capital. Os guardas municipais fizeram a segurança das equipes para que a desobstrução do espaço fosse realizada com sucesso.

A pessoa responsável pela construção do muro já havia sido notificada para se apresentar na Semurb no intuito de explicar a situação, porém não compareceu e o órgão determinou a demolição da cerca de alvenaria. A área pública apropriada compreendia 2.279m² e vai ser utilizada pela Prefeitura no projeto Pro-transporte, que trabalha três eixos principais, sendo a implantação do viaduto da Redinha e os alargamentos dos eixos das Avenidas Moema Tinôco e das Fronteiras.

Invasão de área pública pode ser denunciada pelo número 190
De acordo com informações repassadas pela equipe de guardas municipais que apoiaram a operação de demolição, foi montado um esquema com a utilização de retroescavadeira o que possibilitou a derrubada da edificação e a retirada dos entulhos gerados na operação. “É importante lembrar que a pessoa que invade terreno público e lá efetuar obra comete crime e é um dever do município coibir esse tipo de invasão, evitando danos sociais e ao meio ambiente”, comentou a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria.

A população pode contribuir com o combate a esse tipo de delito efetivando denúncias pelo número 190. No Ciosp há uma equipe de guardas municipais que repassam as informações para as unidades operacionais de patrulhamento da GMN e para o setor de fiscalização da Semurb.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Ação de qualidade de vida imuniza guardas municipais contra o vírus da influenza

Subcomandante de Instrução da GMN, Franklin Roosevelt, foi um dos GMs imunizados
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) promoveu na sexta-feira (08) uma ação de qualidade de vida direcionada a Guarda Municipal do Natal (GMN). A medida foi responsável pela vacinação dos agentes contra o vírus influenza, que provoca a gripe.

Nesse primeiro momento, a vacinação alcançou os guardas municipais lotados na sede administrativa da GMN, situada na zona Norte da capital. A intenção do Nasgam é de alcançar o maior número de servidores da corporação. A vacinação foi realizada pelos próprios técnicos de saúde do Nasgam. “Nosso objetivo é conseguir mais doses da vacina e levar aos demais grupamentos da GMN, com isso esperamos prevenir o servidor e diminuir o número de pessoas infectadas com o vírus da gripe”, explicou a coordenadora do Nasgam, Fátima Miranda.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 950 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus da gripe anualmente em todo mundo. A enfermidade é uma das mais responsáveis pelo afastamento de pessoas do trabalho. “O Nasgam procura com isso cumprir o seu papel e levar mais qualidade de vida para o servidor da GMN”, concluiu Fátima Miranda.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


quinta-feira, 7 de julho de 2016

Semdes firma parcerias e projeto Amana é estendido para adolescentes e jovens da zona Oeste

Reunião com representantes do Amana, UFRN, Idema, Semurb e SMS planejou início do projeto
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vai estender as ações do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que é operado por agentes lotados na Guarda Municipal. A iniciativa é responsável pela criação de 50 novas vagas para adolescentes e jovens com idades entre 12 e 16 anos que vão ser inseridos no projeto de extensão denominado Agentes Jovens de Educação Ambiental e Saúde, que tem como parceiros a UFRN, o Idema, a Semurb e a Secretaria de Saúde de Natal (SMS).

O projeto vai trabalhar a capacitação teórica e prática para adolescentes e jovens, por meio de atividades que não configuram trabalho, mas que possibilitam a permanência do jovem no sistema de ensino com uma formação cidadã. O plano é habilitar o jovem para atuar em suas comunidades, sensibilizando e mobilizando no intuito de transformar sua realidade positivamente. As atividades serão desenvolvidas no contra-turno escolar.

As matrículas estão sendo realizadas durante este mês e em agosto as atividades devem ser iniciadas. Os critérios para participação são os de serem alunos provenientes do Amana, que atende crianças de 09 a 12 anos, como também os selecionados de escolas públicas situadas na região Oeste de Natal, nas proximidades do Parque da Cidade.

Nas atividades do projeto os alunos terão conhecimento sobre questões da realidade socioambiental brasileira e local, sob os aspectos da ética, cidadania, saúde, meio ambiente e cultura. Também serão capacitados para realizar denúncias de águas servidas detectadas no bairro e adjacências, orientar a comunidade a respeito do acondicionamento e destinação correta do lixo, denunciar às autoridades competentes o acúmulo de lixo em terrenos baldios, orientar quanto à limpeza e conservação de fossas estouradas no seu bairro e criar a consciência para o combate às doenças relacionadas, prioritariamente, à proliferação de arboviroses emergentes como zika, chikungunya e dengue.

Os recursos utilizados no aprendizado serão oficinas de reaproveitamento de materiais e repelente, cine ambiental, visitas técnicas, curso de teatro, oficina de horta e compostagem, entre outros. Para mais informações sobre o projeto, o interessado pode entrar em contato com o Amana, que funciona nas dependências do Parque da Cidade do Natal.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Trio é detido pela GMN após furtar granja na zona Norte de Natal

Um maior e dois menores participaram do furto
Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) prenderam nessa terça-feira (05) um homem identificado como Francklin Willames Jerônimo Cadete da Silva, 18 anos, e apreenderam dois menores, sendo um de 14 e outro de 12 anos, acusados de furto em uma granja situada na zona Norte da capital. Com o trio os guardas municipais encontraram equipamentos e bebidas furtadas de dentro das dependências do imóvel.

A prisão aconteceu em área rural logo após a realização do crime. Os guardas municipais seguiram as pistas dos acusados e conseguiram primeiramente identificar e apreender os dois menores participantes do ato infracional. “Quando questionamos sobre o material roubado e quem mais participou do crime, eles entregaram o outro suspeito e com essas informações conseguimos prender os três”, relatou o guarda municipal R. Costa.

Os acusados foram conduzidos a delegacia onde foi registrado a prisão em flagrante delito de Francklin Willames, que vai responder criminalmente por furto e corrupção de menores. Já os dois menores de idade foram notificados por ato infracional análogo a furto. Todo o material furtado foi recuperado e devolvido ao proprietário legal.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Semdes contabiliza 90 arraiás de escolas e CMEIs de Natal atendidos pela GMN

Guardas municipais garantiram a segurança e a tranquilidades das festividades juninas nas escolas
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) divulgou nesta terça-feira (05) os dados do serviço de segurança preventiva realizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN) durante as festividades juninas desenvolvidas nas escolas do município e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). No total, 90 eventos distribuídos nas quatro regiões administrativas da capital receberam o apoio ostensivo de segurança realizado pelos guardas municipais lotados na Ronda de Proteção Escolar (Rope) da GMN.

De acordo com o coordenador do Rope/GMN, Bruno Tavares, todas as festividades aconteceram de forma tranquila e as alterações foram contidas de maneira rápida pelas guarnições da GMN, visto que o trabalho foi planejado de maneira a manter guardas municipais fixos durante o acontecimento dos eventos, como também foi montado um roteiro de ronda permanente, onde viaturas de patrulhamento circularam e fizeram ponto base nos locais de realização das festas juninas. “Tiveram dias em que estávamos cobrindo mais de dez são joãos ao mesmo tempo e nesses casos chegamos a triplicar o efetivo e a quantidade de viaturas para atender com eficiência as escolas municipais da capital”, informou.

Guarnições atuaram em ponto fixo e em viaturas
O trabalho dos guardas municipais consistiu em manter a ordem e proteger as pessoas participantes das festividades evitando qualquer delito ou violência dentro e fora dos locais de festas. Os arraiás não foram apenas frequentados pela comunidade escolar, mas também pela população em geral que reside nos bairros onde aconteceram os eventos. Para manter a segurança a coordenação do Rope/GMN recebeu informações básicas de cada área aonde e diante disso, foi planejado o posicionamento e atuação das patrulhas e guarnições que trabalharam na segurança do evento.

O comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou a importância e a aceitação do trabalho de segurança realizado pela Guarda Municipal junto às escolas apontando para a satisfação da comunidade escolar por poder contar com a presença de guardas municipais garantindo a ordem e a paz nas unidades de ensino da capital. “Com a presença da GMN os estudantes, professores, funcionários e as famílias se sentem protegidas para aproveitar de maneira tranquila as comemorações”, disse.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Operação da GMN e Semurb interdita abatedouro clandestino em Felipe Camarão

Proprietário foi autuado por crime ambiental e atentado à saúde pública
Uma ação conjunta envolvendo o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estouraram e interditaram na tarde do sábado (02) um abatedouro clandestino de animais que estava funcionando de maneira irregular no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste da capital. A iniciativa das equipes de fiscalização foi motivada por orientação do Ministério Público Estadual (MPE) e vai ser intensificada em todas as regiões da cidade.

No momento da abordagem os guardas municipais encontraram homens atuando no processo de abate de bovinos. A situação de higiene era precária com carnes cortadas espalhadas pelo chão de cimento batido e barro, como também vísceras e restos de carnes e sangue largados de maneira insalubre nos cômodos de uma cobertura improvisada sem nenhum tipo de refrigeração, e que também servia de criadouro para os animais. Os agentes da GMN checaram a situação e descobriram que as carnes seriam comercializadas nas feiras livres de Natal, possivelmente na feira do bairro de Lagoa Seca.

O proprietário do abatedouro clandestino foi autuado pela fiscalização e vai responder por crime ambiental e atentado contra a saúde pública. O local foi interditado e as carnes encontradas foram apreendidas para serem destruídas, evitando assim que seja utilizada para consumo humano. “O local utilizado para o abate clandestino violentava todas as regras de higiene necessárias para aquele tipo de atividade e era um risco e uma agressão à saúde pública”, ressaltou a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria.

A operação de combate a abatedouros clandestino de animais em Natal vai ser sequenciada pela Guarda Municipal e Semurb. As equipes de fiscalização já dispõem de um mapeamento das áreas onde existe a suspeita de funcionamento dessa atividade ilegal. “Nos próximos dias outros abatedouros serão interditados na capital”, informou a coordenadora do Gaam/GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Reordenamento do comércio na orla de Ponta Negra conta com segurança da GMN

Guardas municipais fazem segurança dos técnicos responsáveis pelo trabalho de reordenamento 
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem apoiando o trabalho de reordenamento da orla de Ponta Negra, realizado por meio de uma ação conjunta que reúne ainda outras secretarias da capital, a exemplo de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Serviços Urbanos (Semsur). A atuação da Semdes se dá por intermédio da Guarda Municipal do Natal (GMN) que é responsável pela segurança das equipes técnicas que vêm desenvolvendo o processo de consultas e de fiscalização.

A medida é efetivada com foco no comércio ambulante e tem a missão de equilibrar a utilização do espaço urbano propiciando ao turista e aos comerciantes um local adequado e de convivência sadia. O plano pretende deixar a orla de Ponta Negra mais acessível ao turista já a partir desse verão. Nesse sentido, os ambulantes estão sendo notificados e orientados das regras de ocupação do espaço urbano, a exemplo da utilização de som, cadeiras e mesas em área de circulação de pessoas.

De acordo com a coordenadora do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, Francineide Maria, as intervenções na orla estão acontecendo de maneira variada nos três períodos do dia, manhã, tarde e noite. Os ambulantes e os frequentadores da praia estão sendo ouvidos pelas equipes do município e ainda nesta noite serão aplicados questionários direcionados aos frequentadores da praia no sentido de entender e empregar medidas com maior eficiência. “O trabalho é importante para Natal e a Guarda Municipal dá a sua contribuição, garantindo que o trabalho dos técnicos seja realizado com tranquilidade e segurança, independente do horário do dia das intervenções”, disse.

As ações programadas para acontecer na noite de hoje (1º) vão ser iniciadas às 18h e vai percorrer toda a orla de Ponta Negra. Para acompanhar o trabalho, uma equipe de patrulhamento ostensivo do Grupamento de Ação Ambiental da GMN vai ser deslocada para o local.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.