terça-feira, 17 de janeiro de 2017

RondaS da GMN completa três meses e recebe aprovação do público

São 82 unidades de saúde patrulhadas pela equipe do RondaS
O trabalho de segurança preventiva realizado pela Ronda da Saúde (RondaS) nas unidades municipais de saúde da capital completa três meses e vem sendo aprovado por servidores e pacientes que necessitam de atendimento médico na capital. O serviço criado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) é operado pela Guarda Municipal do Natal (GMN), que disponibiliza um efetivo diário de 30 guardas municipais direcionado ao patrulhamento dos postos, unidades de pronto atendimento e hospital do município.

A ação diária do patrulhamento realizado pela GMN com o efetivo do RondaS vem trazendo também resultados positivos para a população residente nas proximidades das áreas onde estão situadas os prédios de saúde municipais, já que esses locais são cobertos pela vigilância da GMN. Nesses três primeiros meses de atuação, a RondaS já é responsável pela prisão de assaltantes e pela recuperação de veículos roubados, entre outras medidas de combate a delitos que vem gerando maior segurança para o cidadão.

O comandante da GMN, Michel Dantas, ressaltou que com o número maior de viaturas e de guardas municipais nas ruas a corporação vem podendo não somente zelar pela segurança do cidadão que busca as unidades municipais de saúde, mas também contribuir com aquele que se encontra em outros pontos da cidade, na medida que as viaturas estão realizando deslocamento de um ponto para outro. “O RondaS é uma realidade aprovada pela população e podemos creditar isso a prefeitura e a união da Semdes, GMN e Secretaria Municipal de Saúde”, comentou o comandante.

Atualmente o RondaS realizar patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cinco distritos sanitários de Natal. O planejamento do patrulhamento foi realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação específica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um.

trabalho utilizar ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. A medida possibilita aplicar ações preventivas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor.

Os guardas municipais patrulham utilizando um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde fazem parte as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social.


Texto: Assecom.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: