quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Em menos de 12h após crime, GMN prende acusados de assassinar Chefe de Grupo de Ação da corporação

Caio Vitor (esq), 25 anos, é suspeito de atirar contra o CGA Freitas, e Tiago Nascimento, 24 anos, é acusado de dirigir o veículo na fuga
Em menos de 12 horas do atentado que vitimou o Chefe de Grupo de Ação (CGA) Abimael Freitas, a Guarda Municipal do Natal (GMN) conseguiu deter quatro suspeitos de participação no crime ocorrido dentro da base comunitária da corporação, situada no conjunto Soledade II, na zona Norte de Natal.  O crime se deu por volta das 11h dessa terça-feira (14) e logo em seguida os guardas municipais de serviço nos diversos grupamentos operacionais, como também agentes de folga, iniciaram a investigação e busca pelos criminosos.

Possíveis armas utilizadas no crime foram apreendidas pelos guardas municipais
O trabalho de captura dos acusados uniu a GMN e as polícias militar e civil. O primeiro passo foi a identificação das características dos suspeitos e a busca por imagens do local do crime e das ruas onde os bandidos passaram em fuga. O Núcleo de Inteligência da Semdes (NIT) foi acionado para iniciar o processo de investigação que contou com o apoio sistemático da equipe da GMN lotada no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Com apanas a imagem do carro e dois números da placa o veículo utilizado no delito foi identificado. Nesse caso, o trabalho de investigação deduziu possíveis endereços de proprietários de veículos com as características do utilizado pelos bandidos, o que resultou na prisão de Manoel Tiago Nascimento, 24 anos, acusado de dirigir o automóvel utilizado na ação criminosa.


De acordo com as informações repassadas pelas guarnições de captura da GMN, o motorista preso apontou os nomes e o endereço dos outros dois acusados de participação no crime, sendo estes os suspeitos de efetuar os disparos de arma de fogo que levou a óbito o CGA Freitas. Nesse caso, as equipes se direcionaram para o local indicado na zona Norte da capital e logo que chegaram foram recebidos a tiros pelos suspeitos. A perseguição foi realizada e três homens foram detidos na Avenida Itapetinga, entre eles o identificado como Caio Vitor de França, 25 anos, acusado de efetuar os disparos contra o guarda municipal.

Roupas camufladas foram utilizadas pelos criminosos no momento do crime
Na casa onde os acusados estavam escondidos, a GMN apreendeu as prováveis armas utilizadas no crime, sendo uma pistola calibre “.40” e um revólver 38, ambas carregadas e com munições extra. Também foram encontradas as roupas camufladas utilizadas pelos acusados no momento do crime e o carro usado na fuga da ação delituosa foi apreendido. Dos três suspeitos que participaram diretamente do atentado, apenas um conseguiu furar o cerco dos guardas municipais, porém já foi identificado e as equipes estão na busca para efetuar a prisão.

Gol preto foi utilizado na fuga pelos criminosos
O CGA Abimael Freitas Neves tinha 25 anos de trabalho dedicado a Guarda Municipal do Natal (GMN), era tido como um agente de excelente conduta profissional. O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), João Paulo Mendes, e o comandante da GMN, Michel Dantas, emitiram nota de pesar pela perda do guarda municipal. Na nota o CGA Freitas é definido como um profissional que “pautou sua conduta na Guarda Municipal do Natal de maneira ética, competente e, acima de tudo, em prol da segurança do cidadão de bem. Seu serviço dignificou toda a corporação, que o deve ter como exemplo de profissional”, diz o documento.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: