sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

GMN e Semurb evitam invasão em área de dunas no bairro de Cidade Nova

Cerca foi retirada e o responsável notificado
Uma operação unindo a Guarda Municipal do Natal (GMN) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) evitou nessa quinta-feira (09), a invasão de área não edificante situada em local de dunas no bairro de Cidade Nova, zona Oeste da capital. Os guardas municipais e fiscais ambientais identificaram a construção de uma cerca delimitando um terreno de dunas com mais de 1.000 metros quadrados.

A operação foi deflagrada após os guardas municipais receberem uma denúncia anônima apontando para o início do processo de ocupação do local, que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 01 onde se situa a importante recarga de aquífero subterrâneo que garante a demanda de água potável para a capital.

Área pertence a Zona de Proteção Ambiental 01
Na ocasião, todo o material utilizado para cercar o terreno foi apreendido pela equipe de fiscalização da Semurb. O responsável pela construção da cerca foi identificado e notificado pelos fiscais. Também foi encontrado uma edificação de pequeno porte sendo erguida nas proximidades do terreno demarcado pela cerca. Nesse caso, a fiscalização já havia notificado e demolido a construção a algum tempo atrás, porém os responsáveis insistiram na invasão, que será novamente contida.

A pessoa que invade terreno público e lá efetua obra comete crime e é um dever do município coibir esse tipo de invasão, evitando danos sociais e ao meio ambiente. A população pode contribuir com o combate a esse tipo de delito efetivando denúncias pelo número 190. No Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) há uma equipe de guardas municipais que repassam as informações para as unidades operacionais de patrulhamento da GMN e para o setor de fiscalização da Semurb no intuito de combater esses atos.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: