segunda-feira, 27 de março de 2017

GMN iniciou medidas de combate a pipas com cerol

Guardas municipais apreenderam várias pipas com cerol nesse domingo (26)
A Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou ações para inibir a utilização de pipas com linha banhada em cerol, que é uma mistura de cola e vidro triturado. A iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Comando da GMN vem com o intuito de prevenir acidentes, inclusive fatais, como o que ocorreu na semana passada e vitimou um motociclista no bairro de Pajuçara.

O trabalho realizado pelas guarnições de patrulhamento da GMN já resultou em diversas apreensões de pipas com cerol, como as que ocorreram nos bairros de Nova Natal e Parque dos Coqueiros, nesse domingo (26). Cerca de 10 pipas com novelo de linha com cerol foram apreendidas pelos guardas municipais do Ronda Saúde (RondaS). Os responsáveis pelo delito são orientados sobre o perigo de utilizar o cerol e todo o material recolhido é destruído para evitar possível reutilização.

O comandante da GMN, Michel Dantas, explicou que o combate ao delito de utilizar pipa com cerol não vai comprometer o serviço padrão realizado pelas equipes de patrulhamento ostensivo da corporação, já que a determinação é para que as abordagens sejam realizadas durante o patrulhamento de rotina. “As viaturas estarão no serviço regular de ronda e no seu percurso se deparando com movimento de pipas é que será feita a verificação se tem cerol na linha. Essa é uma forma de combate que estamos utilizando para tentar evitar acidentes”, contou.

Já o subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo, informou que na primeira abordagem os cidadãos flagrados pelos guardas municipais utilizando cerol estão sendo orientados da proibição e tendo o material apreendido, porém em caso de reincidência, os mesmos serão conduzidos a Delegacia para prestar esclarecimentos e notificar o fato. “Esse é um trabalho importante de prevenção e de segurança pública que a Guarda Municipal está se empenhando em cumprir”, ressaltou.

Cerol

Cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído que as pessoas passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outros. Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais. Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas e os motociclistas são as principais vítimas, que em caso de acidentes tem alguma parte de seu corpo cortada, sendo geralmente o pescoço o local atingido, causando ferimentos e até mesmo morte da vítima.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: