quarta-feira, 26 de abril de 2017

Guardas municipais vão passar por aperfeiçoamento de tiro com arma de fogo

Guardas municipais de Natal possuem porte de arma de fogo dentro e fora do serviço
Setenta e dois agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) passam na próxima terça-feira (02), por um treinamento prático com uso de armamento de fogo. As instruções oferecidas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semdes) e pelo Comando da GMN vão acontecer no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e têm os objetivos de manter o porte legal de arma da instituição e aperfeiçoar os guardas municipais no manuseio e uso do equipamento bélico.

O procedimento de qualificação do efetivo é comum na corporação e todos os guardas são submetidos anualmente a instruções de aperfeiçoamento profissional. A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e apto para atuar nas várias situações que cabem a intervenção dos guardas municipais. Outro ponto importante é que a Prefeitura realizou a aquisição de pistolas .380 e carabinas calibre 12 que estão sendo utilizadas nas ruas pelas guarnições de patrulhamento ostensivo da instituição, o que requer treinamento prático periódico de maneira a fazer com que o agente utilize o equipamento dentro dos preceitos legais e técnicos.

O comandante da GMN, Michel Dantas, informou que outras turmas de guardas municipais já passaram pela capacitação neste ano e que outras vão realizar o mesmo treinamento no decorrer dos meses. “Sabemos que a qualificação é importante para a corporação, pois traz as condições necessárias para que o serviço de segurança pública atenda às necessidades do cidadão, já que teremos uma Guarda mais preparada para o serviço ostensivo” e para a defesa social que é de sua competência”, comentou.

A qualificação é conduzida pelo subcomandante de Instrução da GMN, Sousa Filho, que é credenciado como instrutor de tiro junto ao Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte. O guarda municipal de Natal tem direito ao porte de arma de fogo dentro e fora do serviço. A instituição exerce suas funções armada desde a sua fundação, em 04 de junho de 1991. Atualmente a GMN conta com um efetivo aproximado de 450 guardas municipais.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: