sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Projetos Semente Cidadã e Agente Mirim Ambiental vão receber recursos do TJ

Recursos vão reforças as ações de segurança preventiva do projetos sociais da Semdes
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) conseguiu habilitar dois projetos de segurança preventiva para receber recursos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte por meio do Sistema de Gerenciamento de Prestações Pecuniárias (Sigpec), estrutura que capta recursos provenientes das penas pecuniárias determinadas pela justiça estadual. O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) e o Programa Semente Cidadã (Prosemc), ambos mantidos pela Prefeitura e operacionalizados pela Guarda Municipal, devem receber R$ 40 mil e R$ 12 mil, respectivamente.

Nos próximos dias, os recursos destinados ao Programa Semente Cidadã já devem ser liberados. O plano é reforçar a elaboração, planejamento e execução das atividades de cidadania, esporte, lazer, cultura e reforço escolar produzido pelos instrutores da Guarda Municipal do Natal (GMN) e direcionado a 120 crianças e adolescentes carentes residentes na zona Norte da capital. O valor proveniente do Sigpec será investido na aquisição de bolas de futsal e voleibol, projetor multimídia, notebook, impressora, tela de projeção, coletes esportivos, apitos, cronômetros digitais e bomba de encher bolas.

Já o projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), que também foi habilitado no certame, aguarda a captação de novos recursos por parte do Sigpec para ser efetivamente contemplado. Nessa situação, o montante será direcionado para a compra de equipamentos e material de custeio. A intenção é reforçar as atividades do Amana com a aquisição de novo fardamento para as 60 crianças atendidas pelo projeto e para os instrutores, como também mochilas, bolas, coletes esportivos, projetor multimídia, notebook, impressora, tela de projeção e kits lanche.

Para o secretário da Semdes, João Paulo Mendes, a aprovação dos dois projetos mostra a seriedade da gestão municipal em trabalhar segurança pública e cidadania com um viés preventivo na infância e adolescência. “Ficamos felizes com a habilitação dos dois projetos, pois dessa forma o Tribunal de Justiça se une a Prefeitura fomentando cidadania e, principalmente, levando para crianças e adolescentes uma perspectiva de vida sadia, longe da violência e da criminalidade”, comentou.

Todo a parte documental e processual do plano de convênio, necessárias para a inscrição  e habilitação do Prosemc e do Amana no Sigpec, foi produzida pela equipe da Assessoria Técnica da Semdes (Astec), composta por agentes da GMN. No total, outras seis instituições tiveram projetos aprovados para receber doações de recursos oriundos de prestações pecuniárias impostas pelo TJ.


Texto: Assecom GMN.

Nenhum comentário: