segunda-feira, 18 de setembro de 2017

GMN retoma Ronda de Proteção Escolar com novas viaturas de patrulhamento

No total, 146 escolas estão sendo patrulhadas pela Ronda de Proteção Escolar da GMN
As escolas municipais da capital voltam a ganhar um aparato maior na área de segurança com a retomada da Ronda de Proteção Escolar (Rope) realizada pela Guarda Municipal do Natal (GMN). O patrulhamento preventivo desenvolvido pela GMN foi reativado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), nessa quarta-feira (13), com o reforço de quatro novas viaturas modelo Renault Duster. A ação vem sendo aplaudida pela comunidade escolar municipal.

O trabalho de segurança pública, realizado com o pagamento de diárias operacionais a guardas municipais que se encontram de folga do serviço regular, atende 146 escolas e centros de educação infantil mantidos pela Prefeitura e distribuídos nas quatro zonas administrativas de Natal. A ação consiste em dificultar e inibir que alunos, professores, servidores e familiares dos estudantes venham a ser vítimas de roubos na entrada ou saída das escolas, como também combater o tráfico e o consumo de entorpecentes em áreas situadas nas adjacências das unidades escolares.

Comunidade escolar se mostrou feliz com a reativação do Rope
O comandante da GMN, Michel Dantas, informou que a comunidade escolar recebeu com alegria a reativação do patrulhamento do Rope. “Servidores da educação e estudantes vieram tirar fotos com os guardas municipais demonstrando a satisfação de ver o serviço retomado. O Rope da Guarda Municipal tem uma aprovação imensa da comunidade escolar como um todo. É um serviço que garante que as atividades pedagógicas municipais funcionem com segurança 24h”, comentou.

Um ponto importante lembrado pelo pelo secretário da Semdes, João Paulo Mendes, é que o patrulhamento do Rope beneficia não somente a comunidade escolar, mas também as pessoas que residem próximo às escolas, além das áreas públicas circunvizinhas a essas unidades, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esportes. “A prefeitura entende que a segurança na escola e no seu entorno é importante para o funcionamento das atividades educacionais e o Rope vem mostrando um trabalho sério, integrado e elogiado”, disse.

Guardas municipais recebem aproavação dos gestores escolares
O Rope cumpre sua missão atuando em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

O Rope foi criado em novembro de 2014 por meio de um convênio entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SME). O convênio define as responsabilidades legais de atuação de cada órgão e garante recursos para o funcionamento do serviço de segurança preventiva.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: