quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Grupo de Flautas do projeto Agente Mirim Ambiental recebe instruções do músico Carlinhos Zens

Músico Carlinhos Zens tocou junto com os alunos do Amana
Os alunos do Grupo de Flautas do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) participaram de uma aula especial ministrada pelo músico Carlinhos Zens. A aula aconteceu na Escola de Música Severino Cordeiro (Emusco) e contou com uma conversa onde o músico potiguar falou um pouco da sua história, apresentou aos agentes mirins ambientais informações importantes sobre música e os instrumentos utilizados para compor o som, no caso específico a flauta.

Na oportunidade, os alunos do Amana conheceram outros tipos de flautas e as várias nuances de geração de som e música utilizando o instrumento. Foram apresentados as crianças a Flauta Transversal, que normalmente é utilizada em concertos; a Flauta de Pã, composta por vários tubos e sua origem remonta a antiguidade; a Bansuri, flauta transversal de origem indiana; a Apito de Latão, tipo de flauta de origem irlandesa; além da Flauta Doce, que é o instrumento utilizado no grupo de flautas do Amana.


O músico Carlinhos Zens passou dicas importantes sobre o manuseio e a maneira correta para tirar do instrumento o melhor som possível. Os agentes mirins executaram algumas canções sobre o olhar atento do músico potiguar, que formou uma roda musical onde os alunos do Amana tocaram junto com o mestre Zens canções do cancioneiro popular. “É um momento em que as crianças atendidas pelo projeto Amana podem não somente ter informações para ampliar seus conhecimentos em música, mas também uma forma de conhecer a cultura potiguar representada na pessoa do mestre Carlinhos Zens”, comentou o guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas.


O Grupo de Flautas do Amana é composto por crianças de idades entre 10 e 12 anos e já vem se destacando em apresentações em eventos e instituições. Neste mês, os flautistas do Amana se apresentaram na abertura da campanha Papai Noel dos Correios e em evento realizado na Escola Municipal Professora Emília Ramos.

A música é mais um elemento utilizado pelos instrutores da Guarda Municipal do Natal (GMN) para contribuir na formação cidadã das crianças atendidas pelo projeto Amana, que foi criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013. O projeto de segurança preventiva é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operado pela GMN.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: