sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Guardas municipais são treinados pelo Corpo de Fuzileiro Naval em Controle de Distúrbio

Guardas municipais passaram por uma semana de treinamento ministrados por fuzileiros navais
Vinte agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) concluíram na manhã desta sexta-feira (10), um treinamento de Controle de Distúrbio (CD) ministrado por militares do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. A capacitação contou com uma semana de instruções, sendo quase a totalidade do treinamento realizado em campo prático.

Os guardas municipais foram instruídos no manuseio e uso de armamento menos que letal, a exemplo de bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, gás pimenta, projéteis de elastômero (bala de borracha), uso de lançadores, escudos e outros. Os agentes foram treinados nas formações básicas de choque, comando por gestos e aperfeiçoamento das técnicas e táticas do CD.


O treinamento de conclusão da capacitação foi preparado com uma simulação de uma manifestação com progressão para um quebra-quebra generalizado. A turba foi composta por militares fuzileiros navais que fizeram o papel dos manifestantes, enquanto os guardas municipais montaram e operaram a intervenção de choque contra os manifestantes.

Na ocasião, foram utilizados contra a formação de guardas municipais cocos, paus e outros materiais no sentido de conter a progressão dos agentes. No momento foi utilizado diversas bombas de efeito moral, além dos gases lacrimogêneo e pimenta. “A simulação é uma forma de aproximação da realidade e com ela conseguimos avaliar o conhecimento repassado aos guardas”, explicou o 2º Sargente FN Ediene, instrutor da capacitação.


Os guardas municipais puderam empregar de forma prática os modos operacionais de dispersão, deslocamento em linha, formação de guarda baixa emassada e outras técnicas. “Com esse treinamento podemos dar mais segurança a atuação do guarda municipal que tem a responsabilidade de preserva o bem público do município”, comentou o comandante da GMN, Michel Dantas.


O subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo, participou do treinamento e ressaltou a importância do conhecimento e aperfeiçoamento de Controle de Distúrbio para a instituição. “Manter um efetivo treinado em CD é saber que no momento que acontecer uma demanda estaremos com guardas aptos a conter atos de vandalismo e manter a segurança do cidadão”, comentou.

O treinamento se faz necessário devido a Prefeitura do Natal ter adquiriu para a utilização da GMN equipamentos apropriados para desenvolver os procedimentos legais para conter distúrbios, a exemplo de escudos, capacetes, caneleiras, joelheiras, coletes, cassetetes e armamento menos que letal com acionamento de munição de borracha.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: