segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Projeto Agente Mirim Ambiental de Natal comemora 4 anos promovendo segurança preventiva

Momento reuniu alunos do Amana, pais e instrutores do projeto
O projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana) comemorou no último sábado (04) seu quarto ano de atividades direcionadas a crianças carentes com idades entre 09 e 12 anos. O projeto mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e operacionalizado pela Guarda Municipal de Natal (GMN) reuniu entre alunos, familiares e instrutores mais de 100 pessoas na área de lazer do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat).

Na ocasião, foram realizadas diversas atividades de lazer e descontração envolvendo os agentes mirins e seus responsáveis. A alegria teve início a partir da viagem de ônibus que saiu do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte até a área de lazer situada em região rural do município de Macaíba. No local, as crianças tiveram acesso a banho de piscina, campo de futebol, música e dança. As brincadeiras iniciaram pela manhã e seguiram até o final da tarde.

Crianças e familiares tiveram acesso a área de lazer com piscinas e campo de futebol
O momento contou com o tradicional canto de parabéns unindo todos os alunos, seus pais e a equipe técnica de instrutores do Amana, composta por guardas municipais. Foi distribuído com os presentes bolo, pipocas, balas e salgadinhos. “É mais uma oportunidade de diversão comemorando os quatro anos de um projeto que trabalha essencialmente cidadania, consciência ambiental e uma maneira sadia de se comporta perante o mundo”, explicou o guarda municipal e coordenador do Amana, Marconi Lucas.

O secretário da Semdes, João Paulo Mendes, também parabenizou todos os envolvidos no desenvolvimento do Amana lembrando que o trabalho de segurança preventiva realizado junto as crianças carentes é um meio de formar cidadãos socialmente conscientes, evitando dessa forma que crianças sejam desviadas para o caminho da violência e do crime. “Com o Amana a Prefeitura trabalha a concepção da prevenção, que tem a capacidade de solidificar cidadania e consciência social ainda na infância”, comentou.

Lazer e diversão na comemoração dos 4 anos do Amana

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal em novembro de 2013 e atende 60 crianças na faixa etária de 09 a 12 anos, do bairro de Cidade Nova. Os alunos recebem instruções trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.


Nenhum comentário: