terça-feira, 5 de dezembro de 2017

GMN amplia patrulhamento na ZPA 01 para evitar ocupação irregular

Guardas municipais estão patrulhando regularmente área
O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) intensificou o patrulhamento ostensivo dentro da Zona de Proteção Ambiental 01 (ZPA), onde fica situado o Parque da Cidade do Natal. A medida consiste em evitar, conter e remover ocupações irregulares da área que vem sendo alvo de constantes invasões que agridem a fauna e a flora da região protegida por lei ambiental.

Os guardas municipais já detectaram diversas irregularidades como a derrubada da vegetação nativa, divisão de terrenos em lotes, instalação de cercas com a utilização de varas retiradas da flora local e até mesmo o início de pequenas construções. Um ponto observado pelos guardas é que algumas edificações já realizadas em locais próximos insistem em ampliar a área construída.

A coordenadora do GAAM/GMN, Francineide Maria, ressaltou que todas as ocupações detectadas pelas equipes de patrulhamento da Guarda Municipal são rapidamente repassadas a administração do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e ao setor de fiscalização urbanística da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “Com esse trabalho pretendemos conter o avanço das ocupações, evitando que os problemas ambiental e social sejam agravados”, explicou.

Outro informação repassada pela coordenadora do GAAM é que na última semana a ZPA 01 foi alvo de uma operação integrada envolvendo a GMN e a Semurb, onde foram derrubadas cercas e pontos iniciais de construções que estavam sendo levantadas na região de dunas. “A Semurb já está realizando um levantamento das construções irregulares para que as mesmas sejam demolidas de maneira legal”, concluiu a guarda municipal.

A Zona de Proteção Ambiental 01 compreende uma área de dunas dentro dos bairros de Cidade Nova, Pitimbu e Candelária. A região comporta a principal área de recarga do aquífero subterrâneo que garante a demanda da água potável da cidade, além de servir de proteção para a fauna e a flora das dunas. A ZPA 01 conta com 52% da sua vegetação nativa e cerca de 200 espécies habitam a localidade.


Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Nenhum comentário: