Comando


A Guarda Municipal do Natal foi criada pela Lei Municipal nº 4.000 de 04 de Junho de 1991. É subordinada a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que tem como secretário João Paulo Mendes Sales.

É composta por um Comando Geral, dois Subcomandos (Segurança/Trânsito e Instrução/Material) e três grupamentos, o GAAM (Grupamento de Ação Ambiental Municipal), o ROPE (Ronda de Proteção Escolar), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e o GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial).

A GMN conta hoje em suas fileiras com 540 guardas municipais, sendo 425 homens e 115 mulheres. Dentre eles estão inseridos 39 (Trinta e nove) Chefes de Grupo de Ação (CGA) e 10 (Dez) 2º Supervisores.

Os responsáveis pelo diversos setores da GMN são:

Comandante Geral:
GM Michel Dantas;

Subcomando de Segurança e Trânsito:
GM Alberfran Câmara Grilo;

Subcomando de Instrução e Material:
GM João Paulo de Sousa Filho;


Grupamento de Ação Ambiental (GAAM):
CGA FRANCINEIDE;


Grupamento Ronda Ostensiva Municipal (ROMU):
GM JORGE;

Setor Pessoal GMN:
GM TÁSSIA Torres
(Email: setorpessoal.gmn@gmail.com)

GRUPAMENTOS:

GMN:

A Guarda Municipal do Natal tem uma atuação social assídua em diversas áreas do município do Natal. Buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social.

Dentro dessa ótica foi formado quatro grupamentos distintos, o GAAM (Grupamento de Ação Ambiental), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), o GAT (Grupamento de Ação Tática) e o GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial).

GAAM

O Grupamento de Ação Ambiental foi criado através da Lei 5.391, de 31 de outubro de 2002. A ele cabe a responsabilidade de preservar o patrimônio ambiental do município, agindo em observação do estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

O GAAM ainda tem a prerrogativa de promover visitas e policiamento aos locais da cidade onde existem ecos-sistema, adotando políticas educacionais de divulgação para prevenção da natureza, analisando relatórios de impacto ambientais, combatendo crimes ambientais, entre outras missões.

ROMU

A Ronda Ostensiva Municipal compõe uma unidade de apóio tático da GMN, a ela cabe a missão de monitorar preventivamente e atuar sistematicamente em situações de crise nas unidades, praças, logradouros e bens públicos municipais.

Dispondo de uma equipe treinada específicamente para agir nas diversas situações delituosas a ROMU também auxilia no âmbito do município em ações de segurança pública. Suas atribuições vão desde a prática contínua de rondas preventivas até apoio operacional permanente aos gm's e aos cidadãos natalenses.

GAPA

O Grupamento de Ação Patrimonial trata-se de um destacamento da GMN que atua em pontos fixos e é responsável pela manuntenção da paz pública nas diversas unidades municipais.

A ele cabe a missão de zelar pela preservação do patrimônio público, assim como pela segurança dos funcionários e cidadãos que fazem uso dos bens e serviços coletivos.

O GAPA atua de forma cidadã em contato direto com a população informando, respeitando, mediando crises e agindo com firmeza nos casos que assim convém.

CONTATOS SEDE ADMINISTRATIVA



Comando GMN – (84) 3614 5140;
Subcomando de Instrução e Material – (84) 3614 2144;
Subcomando de Segurança - (84) 3614 2188;
Setor de Segurança - (84) 3614 3684;
Setor de Pessoal - (84) 3614 4221;
Setor de Material - (84) 3614 1152;
Supervisão - (84) 3614 1509;
ROMU - (84) 3614 3970;
Guarda da Hora - (84) 3614 4353.
 
 

Contato: assecomgmn@hotmail.com